A Microsoft apresentou o Windows 10 no início de outubro. Desde então, mais de 1 milhão de usuários testam a versão prévia do sistema operacional e enviam sugestões de como melhorar a plataforma. O objetivo é incoporar as melhores ideias à versão oficial, que deve ser disponibilizada no começo de 2015.

No Windows 10, é possível ter acesso à Central de Notificações semelhante à do Windows Phone e mover janelas entre monitores por um atalho no teclado. Uma nova animação foi adicionada quando o usuário alterna as áreas de trabalho.

O sistema remete ao passado. Depois de ver muitas empresas reclamando que era necessário investir em treinamento de seus funcionários com o Windows 8, a companhia voltou atrás em muitas coisas. A principal delas é o Menu Iniciar, de volta após um período distante, o que torna a interface do novo sistema muito parecida com a do Windows 7.

De certa maneira, é um retrocesso, sim, mas bem-vindo por muitos, principalmente para quem depende mais do teclado e mouse do que das telas de toque para interagir com o computador.

No entanto, a Microsoft não desistiu dos blocos dinâmicos e parece que agora a empresa achou o jeito certo de apresentá-los a quem usa o mouse, unindo-os ao Menu Iniciar. Agora é possível escolher quais deles são mostrados, assim como seu tamanho e posição. Você pode rechear o menu de aplicativos até preencher a tela, se assim preferir.

O novo menu também traz outra novidade que é bem-vinda, com uma ferramenta de buscas que funciona de forma universal. Ou seja: ao digitar alguma palavra no campo de busca no menu, você recebe resultados de páginas da web, aplicativos instalados no computador, músicas, etc. Em breve a assistente Cortana será integrada, permitindo a gravação de lembretes e tudo mais, então a tendência é que esta ferramenta melhore com as atualizações.

Como experimentar?

Estão disponíveis duas versões do Windows 10 em português: para quem tem 64 bits ou 32 bits. Os links estão disponíveis aqui; é só baixar o correspondente, transferir o arquivo ISO para um DVD ou pendrive e inicializar o computador com a mídia conectada para fazer a instalação. A chave de ativação é NKJFK-GPHP7-G8C3J-P6JXR-HQRJR.

 

Fonte: Olhar Digital Via Ubergizmo