Depois do Facebook implementar as histórias do Snapchat no Instagram, testar um recurso semelhante no aplicativo principal e no Messenger e lançar vários concorrentes como Bolt e Slingshot, é a vez do laboratório de clonagem da rede social entrar em ação no WhatsApp.
De acordo com o Mashable, a novidade está sendo chamada de Status e já está presente na versão beta do aplicativo do Android e iOS, mas escondida. Para ativar o recurso, é preciso ter um Android ou iPhone, com root e jailbreak.
Semelhante aos outros aplicativos do Facebook que contam com a função, é possível desenhar nas fotos, digitar, inserir emojis e muito mais. A diferença é que o WhatsApp está permitindo enviar fotos já salvas no celular e não há filtros nem máscaras, diferente das outras cópias do Facebook.
É possível selecionar os amigos para os quais você deseja compartilhar a foto — que, como de praxe, fica disponível por 24 horas.
A equipe do Snapchat deve estar atenta neste momento. O Facebook conta com 1,8 bilhão de usuários, o Instagram tem 100 milhões de usuários ativos no Instagram Stories e o WhatsApp tem 1 bilhão de usuários ativos. A Snap vai precisar apresentar novidades o quanto antes se quiser sobreviver a esse ataque de guerra do Facebook. Lançar apenas óculos inteligentes, pelo visto, não vai bastar.