Daqui a um ano, virão as eleições presidenciais para a gente encerrar este pesadelo nacional e começar outro. Desta vez, teremos algumas novidades tecnológicas: por exemplo, você poderá usar o smartphone como título de eleitor.
Trata-se do E-título, um app para Android e iOS que serve como uma versão digital para o título de eleitor. Além de informações básicas — como sua zona e seção — ele traz o endereço do local de votação, informações sobre quitação eleitoral, e dados sobre cadastramento biométrico.
Inclusive, se você fez a biometria, sabe que a Justiça Eleitoral tira uma foto — e ela vai aparecer no seu E-título. (Se você não fez cadastramento biométrico, não haverá foto.) O app também possui um QR Code para validação na zona eleitoral.
É possível baixar o app para Android agora mesmo. Você faz login inserindo o número do título eleitoral, data de nascimento, seu nome, nome do pai e da mãe. O app para iOS será liberado em dez dias na App Store, diz o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O título de eleitor impresso continua valendo, é claro, mas você precisará apresentar um documento com foto (como RG ou carteira de motorista). Se você tiver foto no E-título, não precisará levar outro documento.
O app começou como uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), e foi adotado pelo presidente do TSE, Gilmar Mendes, para distribuição em todo o país.
Além disso, nas eleições 2018, algumas seções vão usar urnas eletrônicas que poderão imprimir seu voto em um comprovante. Você poderá conferi-lo visualmente, mas não levará o papel para casa: ele será “depositado, de forma automática e sem contato manual do eleitor, em local previamente lacrado”. A ideia é aumentar a transparência, e diminuir as chances de fraude.
Com informações: TSE, G1.