Em nosso review do Gear S3, notamos que ele é um smartwatch elegante e bem construído, mas peca na variedade de apps. A Samsung vem trabalhando com parceiros para resolver isso.
Este mês, o Gear S2 e S3 ganharam apps de exercícios físicos da Under Armour, incluindo os conhecidos Endomondo e MapMyRun. Antes, eles já haviam recebido suporte a Spotify e um app de mapas da Here. Testamos todos para ver como eles se saem.
Under Armour
Um problema do Gear S3 que apontamos em nosso review era a ausência de bons apps de exercício físico – tudo passava pelo S Health. Felizmente, isso mudou: você pode escolher entre o Endomondo, MapMyRun e UA Record. De quebra, o relógio ganhou suporte ao MyFitnessPal, que ajuda a controlar o consumo de calorias. Todos funcionam tanto no Gear S2 como no S3.
Esses apps pertencem à Under Armour, concorrente da Nike que vem reforçando sua presença digital para entrar na guerra pelos seus dados de saúde pessoal. E graças à parceria com a Samsung, você se torna usuário premium desses apps por doze meses se instalá-los no Gear S3 – sim, isso vale para clientes no Brasil também.
O Endomondo acompanha cerca de vinte atividades físicas, incluindo bicicleta ergométrica, caminhada, corrida em esteira e musculação. Você instala o app no smartphone através da Play Store, depois no Gear através da loja Galaxy Apps.
Então, selecione a modalidade e toque em Iniciar. O app mostra o tempo transcorrido, calorias queimadas, batimentos cardíacos, mais distância/velocidade e mapa GPS (caso a atividade envolva deslocamento). Deslize a partir de cima na tela para finalizar.
Os dados são sincronizados com o app do Endomondo no smartphone. Recursos mais avançados – histórico, estatísticas, planos de treino – não podem ser acessados a partir do relógio.
O MapMyRun é semelhante, mas só acompanha exercícios que envolvem deslocamento (bicicleta, caminhada, corrida) – ele também usa o GPS do relógio. A interface é basicamente idêntica à do Endomondo. Recursos avançados ficam restritos ao smartphone.
O UA Record tem seis recursos principais. Ele acompanha atividades físicas, desde caminhada e bicicleta até musculação (pernas, abdômen, CrossFit); a quantidade de horas dormidas; tempo de exercício físico; número de passos; calorias ingeridas; e peso.
O app para o Gear S3 apenas acompanha suas atividades físicas. Os outros dados precisam ser inseridos manualmente através do smartphone; você pode apenas visualizá-los no relógio.
Por fim, o MyFitnessPal é o mais simples dos apps no Gear S3. Ele permite adicionar o número de calorias de sua última refeição, mas bizarramente isso não funciona com a borda giratória do relógio – você precisa tocar constantemente no botão “>”, o que está longe de ser prático. Também é possível adicionar quantos copos de água você tomou no dia.
Spotify
O app do Spotify funciona no Gear S2 e S3, e possui dois modos: controle remoto para as músicas de seu smartphone, e modo independente que baixa as músicas por Wi-Fi.
Como controle remoto, o app tem controles básicos como tocar, pausar, avançar e voltar. Uma coisa que senti falta: você não pode pular para a metade da música usando a borda giratória: ela serve apenas para avançar ou retroceder faixas.
Com o app, é possível ativar o modo aleatório, modo repetir, e salvar para depois as músicas que você curtir. Você pode acessar as playlists criadas pelo Spotify, conferir lançamentos, e navegar pelas listas que você mesmo criou.
Há também um modo independente, que exige fazer login no relógio usando o pequeno teclado alfanumérico. Feito isso, no entanto, será possível ouvir música no próprio relógio – o S3 tem alto-falantes – ou através de um fone Bluetooth.
A Samsung avisa que ele ganhará cache offline (para usuários do Spotify Premium) em uma atualização no mês de abril.
Mapas
O Gear S3 também precisava de um app para navegação, e ele chegou no final do ano passado: trata-se do Here WeGo. Ele é independente, ou seja, não requer um app no smartphone. Você pode fazer buscas por endereços e estabelecimentos, e ele ensina como chegar até lá de carro, transporte público e a pé.
Fiz o teste em um Gear S3 (o app também funciona no S2) e o processo demora um pouco. Para digitar um destino, é preciso usar o teclado alfanumérico no relógio ou usar a voz com o S Voice. Então, ele demora cerca de 15 segundos para encontrar o que você quer. Toque no botão de rota, e ele vai demorar mais 15 segundos para calcular as alternativas. Escolha uma delas, e surgem as instruções.
Entre abrir o app, inserir o destino por voz (mais rápido que digitar) e receber as rotas, foi cerca de um minuto. No smartphone, levei cerca de 15 segundos entre desbloquear, abrir o Google Maps, digitar o local desejado e obter direções.
Há ainda novos apps da BMW para travar e destravar portas, checar status de combustível e o local do seu veículo (se ele for compatível); além de um app para o termostato Nest.
O ecossistema do Gear S2/S3, que rodam Tizen, está crescendo aos poucos graças a parcerias da Samsung. Isso é o bastante para convencer você a comprar um smartwatch da marca?