A Apple anunciou suas novidades na tarde desta segunda-feira (21) durante um evento em Cupertino, na sede da empresa. O iPhone SE, com tela de 4 polegadas, se concretizou: ele tem o mesmo hardware do iPhone 6s, mas tenta agradar aos consumidores que preferem aparelhos compactos. A companhia também apresentou pequenas atualizações nos softwares e uma versão menor do potente iPad Pro.
Resumo para preguiçosos
Tem pouco tempo? Tudo bem, aqui vai um resumão para você ler em menos de 1 minuto:
- Apple Watch: ficou mais barato (a partir de R$ 2.599) e ganhou mais opções de pulseiras.
- iPhone SE: tem hardware de iPhone 6s, mas tela de 4 polegadas. Câmera de 12 MP, chip A9 e NFC, mas nada de tela sensível à pressão. Custará a partir de US$ 399.
- iOS 9.3: chega a partir desta segunda-feira (21) para os donos de iPhones e iPads. A principal novidade é o Night Shift, modo noturno que deixa as cores mais quentes à medida que o dia vai acabando, para não prejudicar o sono.
- iPad Pro de 9,7 polegadas: tem os mesmos acessórios e mesmo hardware do iPad Pro gigante, mas é mais barato (a partir de US$ 599). A capacidade de armazenamento chega a 256 GB no modelo mais caro.
Apple Watch: novas pulseiras e preço menor
Segundo Tim Cook, o Apple Watch se tornou o smartwatch mais vendido do mundo no primeiro ano de lançamento. Um terço dos consumidores troca de pulseiras regularmente, e a Apple aproveitou para apresentar novas opções: são três coloridas de nylon e uma estilo milanês, na cor preto espacial.
O relógio inteligente se tornou mais barato: anteriormente vendido por US$ 349, o gadget poderá ser adquirido por preços a partir de US$ 299. No Brasil, ele passa de R$ 2.899 para R$ 2.599, ou seja, continua extremamente caro.
iPhone SE: o smartphone com tela de 4 polegadas
A demanda de iPhones com telas de 4 polegadas continua alta dentro da Apple: foram 30 milhões de smartphones menores vendidos em 2015. Para atender a esse público, a empresa anunciou o iPhone SE, que possui design semelhante ao iPhone 5s, mas o mesmo poder de processamento do iPhone 6s, com chip Apple A9 de 64 bits e coprocessador M9.
No iPhone SE, a Apple basicamente colocou um iPhone 6s dentro de uma carcaça de iPhone 5s. As especificações continuam bem parecidas: além de manter o processador, o smartphone tem câmera traseira de 12 megapixels, pode filmar em 4K e se conecta a redes 4G de até 150 Mb/s. A empresa diz que melhorou a duração da bateria em relação aos antigos aparelhos de 4 polegadas.
Apesar das semelhanças com o iPhone 6s, não há suporte ao 3D Touch, que adiciona a sensibilidade à pressão na tela do aparelho. No entanto, a Apple manteve as Live Photos, o sistema de pagamentos Apple Pay e a possibilidade de utilizar o comando de voz “E aí Siri” para ativar a assistente pessoal mesmo com o aparelho em standby.
O iPhone SE de 16 GB será vendido por US$ 399, enquanto a versão de 64 GB custará US$ 499. Ele começará a ser comercializado nos Estados Unidos no dia 31 de março. O objetivo da Apple é lançar o novo smartphone em 100 países até o final de maio. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.
iOS 9.3 tem modo noturno e outras novidades
O iOS 9.3, que traz pequenos refinamentos para os donos de iPhones e iPads, será liberado para download nesta segunda-feira (21).
A principal novidade do iOS 9.3 é o Night Shift, que emite cores mais quentes na tela dos iPhones para melhorar o sono dos usuários. Estudos indicam que a emissão de luz azul interfere no ritmo circadiano, prejudicando a qualidade do sono. Com o Night Shift, a temperatura da tela é ajustada automaticamente, de acordo com o horário do põr do sol na sua localidade.
Outras pequenas mudanças estão relacionadas ao aplicativo Notas, que agora permite guardar suas anotações com proteção pelo sensor Touch ID; ao Saúde, que passa a sugerir softwares para monitorar melhor suas informações vitais; e ao CarPlay, que ganhou maior integração com o Apple Music, recomendando músicas com base nas suas preferências.
iPad Pro de 9,7 polegadas
O iPad Pro, com tela de 12,9 polegadas, ganhou um irmão menor. A tela do tablet da Apple voltado para uso profissional tem o mesmo tamanho de 9,7 polegadas do iPad Air 2, mas está 40% menos reflexiva e 25% mais brilhante. Um truque de software relacionado ao painel é o True Tone, que deixa o display mais frio ou quente dependendo da iluminação, como aconteceria numa folha de papel comum.
O fato de carregar o nome iPad Pro também significa que o novo tablet suporta uma série de acessórios da Apple, como a capa com teclado físico, o Apple Pencil para fazer ilustrações e novos adaptadores de cartão de memória e câmeras USB. O processador é o potente Apple A9X, e a câmera foi atualizada para uma com sensor de 12 megapixels e gravação em 4K, semelhante a dos novos iPhones.
O pequeno iPad Pro começa a ser vendido nos Estados Unidos em 31 de março. Ele custará a partir de US$ 599 para o modelo de 32 GB, ou seja, 200 dólares mais barato em relação à versão de 12,9 polegadas. O modelo mais caro, com 256 GB de espaço, chegará por US$ 899. A nova capacidade também chega ao modelo maior, por R$ 9.899 (Wi-Fi) e R$ 10.999 (Wi-Fi + 4G).
Como de costume, o modelo anterior, iPad Air 2, continuará sendo produzido pela Apple. Com o lançamento do novo iPad Pro, o tablet antigo passará a custar 100 dólares a menos, a partir de US$ 399.