Em um evento ontem em Los Angeles, Elon Musk apresentou um produto que vem sendo prometido pela Tesla faz tempo, uma pick-up de visual completamente diferente, que parece ter saído de um velho filme de ficção científica, o Cybertruck (ou Cybrtrk para os íntimos).

Cybertruck

O design é bem simples e até cru, mas também muito diferente e original, algo que tem que ser elogiado, pois é uma mostra de coragem ousar tanto em um tempo em que todos os carros e caminhonetes parecem inspirados uns nos outros. Sim, ela poderia ser redondinha e se parecer com praticamente qualquer outra pick-up do mercado, mas a Tesla resolveu ir por outro caminho, o que eu achei bem interessante, mas só depois que parei para olhar com calma.

Tesla Cybertruck

Vou ser sincero com vocês, ao ver o carro pela primeira vez ontem de noite, achei ela horrível, ridícula, com um design preguiçoso, mas com o passar das horas, passei a apreciar mais as suas linhas, e consegui enxergar a funcionalidade e simplicidade do design da caminhonete elétrica de Elon Musk. Só o nome Cybertruck que não tem jeito, esse eu continuo achando péssimo e não consigo me acostumar, apesar de entender o seu apelo comercial.

Tesla Cybertruck

Além do seu visual, a Cybertruck tem uma carroceria feita com aço espacial, e resistiu bravamente a várias marretadas na apresentação, assim como o vidro ultra resistente fez inicialmente, até acabar quebrando duas vezes seguidas, o que Elon Musk não deve ter gostado nada, mas acontece nas melhores empresas.

Como o Cardoso comentou lá no MB, o mercado de picapes é essencial para o público americano, com um ticket médio bem alto. Para de destacar no meio da forte concorrência da Ford e GM, eles resolveram mudar tudo, criar um conceito novo de pick-up, com um design “parcialmente inspirado” na Lotus Esprit S1, usada em dois filmes do 007, segundo Elon declarou em seu Twitter.

Landmaster do filme Damnation Alley
Pra mim ela também tem um toque da Landmaster, o clássico caminhão-tanque de um filme de ficção científica que quase ninguém lembra, Herança Nuclear (Damnation Alley), já que ele teve a infelicidade de ser lançado em 1977, mesmo ano de Star Wars: Uma Nova Esperança. A Landmaster é uma criação de Dean Jeffries, que também foi o responsável por vários carros incríveis ao longo de sua carreira em Hollywood.

Cybertruck em ação

Voltando ao Cybertruck, por enquanto só falei do seu exterior, mas as especificações do novo carrão elétrico da Tesla são absurdas, de cair o queixo. Apesar de ser uma pick-up, o Cybertruck acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos, e alcança uma velocidade máxima de 209 km/h. Ele também pode rebocar veículos de até 6,3 toneladas e pode levar até 1,57 toneladas de peso em sua caçamba, que ao ser fechada se torna um cofre impenetrável.

Esse vídeo do canal E For Electric mostra bem o interior e a aceleração da picape Cybertruck. O Marques Brownlee do canal MKBHD também estava no evento e fez um vídeo com suas primeiras impressões com o Cybertruck, confira abaixo.

Conceito feito por um fã de como ficaria o Cybertruck

Realmente o design da Cybertruck é um exemplo clássico do “ame-o ou odeie-o”, mas assim como aconteceu comigo, muita gente que não gostou à primeira vista acabou revendo seus conceitos hoje. Algo curioso é que dois meses atrás, tivemos a primeira visão do que seria a nova caminhonete da Tesla, através da arte acima, criada por um usuário do Reddit a partir de várias referências citadas por Elon Musk em seu no Twitter, que acabou chegando bem perto do resultado final.

ATV na caçamba do Cybertruck

O evento de ontem também teve um “One More Thing”, ao melhor estilo de Steve Jobs na Apple, quando Musk apresentou o quadriciclo elétrico que segue as mesmas linhas de design do Cybertruck, e que poderá ser carregado em sua caçamba. O Tesla ATV vai custar bem mais barato do que a caminhonete, se for vendido separadamente (e não custar os olhos da cara), tem o potencial para se tornar um ótimo produto de entrada pra atrair mais usuários para a Tesla.

Tesla Cybertruck

O Cybertruck terá três modelos, um com autonomia de 250 milhas, outro 300 e outro 500 milhas (mais de 800 km) sem precisar ligar na tomada, com preços que vão variar entre US$ 40.000 e US$ 70.000. A data de lançamento não foi informada pela Tesla, mas as primeiras entregas devem ser feitas no final de 2021 ou começo de 2022, isso se não atrasarem, o que não é nada incomum em se tratando da empresa.

Saiba mais sobre o Cybertruck na Tesla.

E você, gostou ou odiou o design do Cybertruck?



Fonte