A conferência Snapdragon Tech Summit Digital, que aconteceu nos primeiros dias de dezembro, confirmou a chegada do chip Snapdragon 888 em diferentes smartphones do mercado mundial. Entretanto, o esperado Xiaomi Mi 11 é quem foi escolhido para ser o primeiro a usufruir do novo processador. Além de uma maior potência e menor gasto de energia, a novidade promete foco no uso da internet 5G.
Fonte: Pixabay
O lançamento do mais novo chip da Qualcomm era algo esperado desde o início do ano, quando a empresa confirmou a novidade. Contudo, o desempenho do Snapdragon 888 surpreendeu nas características divulgadas. Com uma configuração de oito núcleos, com destaque para a integração das arquiteturas ARM Cortex-X1 e ARM Cortex-A78, o novo chip tem a CPU Kryo 680 como maior destaque.
A empresa garante que os ganhos em processamento serão acima dos 25%, em comparação com o modelo mais atual. Uma característica que deve ser ainda mais explorada com a capacidade de memória do chip de 16 GB de LPDDR5-3200 RAM. Além disso, a eficiência energética também deve contar com uma melhora de 25%. Ou seja, é um processador mais eficiente e, ao mesmo tempo, que gasta menos energia.
Essa configuração robusta do Snapdragon 888 é uma excelente notícia para os fãs de jogos em smartphones. Afinal, o chip vai contar com diferentes características, como o Variable Rate Shading, para garantir um desempenho excelente ao rodar os jogos com gráficos 3D, e que costumam existir um dispositivo mais potente. Além de bom desempenho com gráficos, o chip também possui maior capacidade de resposta tátil, algo que pode ser usado nas plataformas de casinos online móveis, que costumam usar a interação do jogador em jogos como pôquer, blackjack e roleta. Também é possível garantir que ver filmes, séries, documentários ou qualquer tipo de vídeo será mais suave, e bonito, no processador recém-lançado da Qualcomm.
Xiaomi Mi 11
Fonte: Unsplash
Além de maiores detalhes sobre o novo chip, a informação mais esperada era qual smartphone seria o primeiro a roda com o novo processador. Essa dúvida acabou com a confirmação do Snapdragon 888 no aguardado Xiaomi Mi 11. O smartphone da empresa chinesa será o pioneiro, e promete fazer um bom uso da plataforma para atrair novos clientes, e mostrar todo o potencial da novidade.
Entretanto, o novo smartphone da Xiaomi não será o único a usar o processador nos próximos meses. A empresa confirmou que outras 15 marcas também vão utilizar o novo Snapdragon, inclusive a Samsung, a Motorola, a Asus e a OnePlus. Isso mostra que o interesse na novidade é alto, principalmente pelo histórico positivo da Qualcomm no mercado de smartphones. Os chips costumam ser o que existe de melhor no universo dos dispositivos móveis.
A confirmação da Xiaomi não veio de qualquer fonte, mas sim do CEO da empresa chinesa. O empresário Lei Jun afirmou que o aguardado Xiaomi Mi 11, que é a linha mais forte da Xiaomi, será o primeiro smartphone a usufruir da plataforma. Apesar de parecer uma besteira, esse movimento é importante para mostrar como os desenvolvedores estão comprometidos em trazer exclusividades na disputa pelo mercado dos smartphones.
5G integrada
Outra característica importante do Snapdragon 888, e que não poderíamos deixar de fora, é o modem Snapdragon X60. Essa nova peça corrige um dos principais problemas do Snapdragon 865, que não tinha conectividade 5G integrada. A nova plataforma promete oferecer essa nova internet móvel na frequência sub-6 GHz, que é a mais eficiente para fazer com que a velocidade de conexão atinja todo potencial prometido.
Assim, diferente dos modelos antigos, o novo chip terá como foco os impactos dessa nova internet. A 5G é uma tecnologia com futuro promissor, e que deve ganhar mais atenção em 2021, quando ela chegar em diferentes países. A principal promessa é que a velocidade da conexão seja até 20 vezes maior que na tecnologia 4G, o que é um aumento significativo e com grande potencial para diferentes setores.
As configurações do Snapdragon 888 encantaram os fãs de tecnologia, principalmente quem utiliza o smartphone para diferentes tarefas, inclusive o entretenimento. Esse chip é considerado um dos melhores do mundo, e deve manter esse título com o novo lançamento. Destaque também para o Xiaomi Mi 11, que antes já era bastante aguardado, mas que agora conta com um ingrediente que anima ainda mais. Os smartphones estão evoluindo de maneira rápida, e esse novo lançamento é a maior prova disso.