Na semana passada, a Samsung fez um evento focado em suas AI TVs, sobre as quais já falei aqui, o LATAM Tech Seminar 2024, com destaque para a Neo QLED 8K com seu processador NQ8 AI Gen3. O evento aconteceu em várias cidades do mundo, e contou com especialistas da Samsung, além de dados interessantes sobre o mercado de TVs.
As telas grandes, a partir de 65 polegadas, representavam 9% das vendas em 2019, mas já estão em 20% hoje. Se falarmos apenas da Samsung, líder global em TVs, o salto de vendas destas telas grandes foi ainda maior, de 13% para 27%. Outro detalhe interessante é que, no Brasil, as TVs HD e Full HD tinham 98% do mercado 10 anos atrás, mas hoje foram superadas pelas TVs 4K, que já contam com 69% das vendas. Falando apenas da Samsung, as TVs 4K já representam 84% do total.
Samsung detalha recursos das suas AI TVs
Durante o seminário, a Samsung explicou melhor as tecnologias AI Upscaling, AI Motion Enhancer Pro, AI Sound e a integração com o app SmartThings, que inclui a possibilidade de acompanhar e controlar o consumo de energia, não que isso seja preciso, já que elas contam com o AI Energy Mode, recurso que economiza de forma automática, reduzindo o brilho da tela, medindo o tempo inteiro a iluminação do ambiente.
As novas TVs Neo QLED 8K são um autêntico sonho de consumo, com sua tecnologia de aprimoramento de imagem por AI, possível graças ao novo processador NQ8 AI Gen3, que conta com 512 redes neurais para converter conteúdo de resoluções menores em resolução de até 8K. Outro destaque do evento foram as TVs Samsung OLED, com sua tela com menos reflexos com a tecnologia Glare Free, que destaca o preto profundo obtido pela tecnologia OLED. Também gostei muito da caixa de som Music Frame, que como o nome diz, pode ser usada como uma moldura, enquanto oferece um som de ótima qualidade.
Saiba mais sobre o LATAM Tech Seminar 2024 no newsroom da Samsung Brasil.