Conhecida pela excelência em sua já tradicional linha de microfones, a Shure também se destaca em outros acessórios, como os fones de ouvido. O TechTudo recebeu para teste o modelo SRH440, que reproduz áudio preciso e pode ser o que você estava procurando para completar o seu home studio. Com design e som robustos, certamente é um acessório para auxiliar em edições de músicas e faixas de áudio em geral. Quer saber se vale a pena investir em um desses? Confira o nosso teste abaixo.
Conheça os melhores microfones e fones de ouvido da Shure no Brasil
Design
O fone de ouvido SRH440 tem um design fechado. Ou seja, é circumaural (que circunda a orelha). Entretanto, não isola completamente sons externos, mas bloqueia bastante os ruídos no ambiente. Ainda que dobrável, ocupa um espaço considerável em mochilas de bolsas. Portanto, não é o tipo de acessório para ficar levando de um canto ao outro caso queira mantê-lo com as articulações perfeitas. A tiara é ajustável e proporciona um conforto por horas. O fone foi usado por seis a oito horas com pequenos intervalos e não ofereceu qualquer incômodo nas orelhas ou mesmo peso excessivo. Dois detalhes em azul e vermelho indicam direita e esquerda dos falantes para não errar ao pegá-lo rápido.
Chama a atenção o cabo em espiral, totalmente removível (ideal para guardar), que dá um ar retrô ao fone de ouvido. Para quem usa fones em outros equipamentos de som, o SRH440 vem com adaptador de rosca de 1/4 (6.3mm) banhado em ouro — ideal para mesas de som, amplificadores de guitarra e outros. O conector do cabo aos falantes dos ouvidos é do tipo baioneta com fixação precisa do cabo na concha.
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Recursos e especificações
É certo que há outros modelos profissionais, da própria Shure, à venda no Brasil. A linha disponível no momento, vai do SRH240A, que custa R$ 399 no preço sugerido — mas é possível encontrar mais barato — até o SRH1840 que oferece graves precisos e outros recursos indispensáveis em estúdio pelo preço de R$ 4,6 mil. O modelo testado, um SRH440, é o segundo na linha de fones de ouvido da Shure e não deixa a desejar para um usuário que busca um produto de qualidade para editar podcasts, vídeos de YouTube e outras mídias para Internet. Para usos mais profissionais, confira a linha completa.
O fone não tem receptor wireless e não funciona com bluetooth. Sendo assim, se você está buscando uma opção sem fio, talvez seja interessante olhar os modelos da Sony ou da JBL, como o Everest 700, na mesma faixa de preço que os citados acima, porém com o recurso sem fio para o seu dia a dia.
Fone de ouvido Bluetooth: qual o melhor custo/benefício? Opine no Fórum do TechTudo
Sensibilidade | 105 dB (fiel e sem distorcer o som) |
Potência Máxima de Entrada | 500 mW |
Resposta em Frequência | 10 Hz – 22 kHz |
Peso | 9.6 oz (272 g) |
Comprimento do cabo | 3 metros (9.84 ft) |
Estilo do cabo | Em espiral, de cobre |
Plug | Banhado em ouro 1/8″ (3.5 mm) stereo mini jack |
Impedância | 44 Ω |
Preço e custo benefício
Segundo a Shure, a impedância e a sensibilidade deste fone de ouvido foram calibradas para que o aparelhos de áudio funcionem bem em aparelhos como mixers de DJ, consoles de mixagem e amplificadores. Sendo assim, se você está pensando em usar para este fim, e não deseja gastar mais do que R$ 1 mil, dentro da linha Shure, este será a opção mais barata e viável. Vale a pena, porém, comparar os preços com os modelos SRH550DJ e SRH750DJ. Os dois fones fazem parte de uma linha para DJs, da própria Shure, e custam R$ 699 e R$ 999 respectivamente — pouco mais que o fone em teste. Ambos oferecem áudio full range com graves encorpados e, o mais caro, agudos estendidos.
Conclusão
Sem dúvida, a Shure é uma empresa com tradição no mercado de áudio e se você quer sair de um fone de ouvido comum e sem qualidade para apreciar um som mais encorpado e fiel à captação, o modelo SRH440 é uma ótima opção de entrada. Porém, se você está procurando um fone de ouvido ainda mais preciso entre graves e agudos e com bloqueio total de barulhos externos, vale uma pesquisa mais aprofundada nos modelos da marca e também nos de concorrentes, além de um investimento maior.