A GeForce GTX 460 é uma placa de vídeo da NVIDIA lançada em 2010 e que, por muitos anos, fez bastante sucesso entre os usuários devido à sua boa performance e preço adequado à nossa realidade. Porém, seis anos depois, será que ainda vale a pena comprar o hardware?
PC gamer: confira as melhores placas de vídeo disponíveis no Brasil
Ela possui 336 núcleos CUDA que trabalham a 650 MHz. O processador possui uma frequência de 1300 Mhz. A versão mais comum da GTX 460 possui 1 GB de memória GDDR5 com clock de 1700 Mhz e interface de 256-bit, algo raro mesmo nas placas modernas. E é justamente essa característica que a fazia tão atrativa.
Além disso, ela suporta alguns recursos exclusivos da NVIDIA, como a tecnologia SLI, que liga duas placas de vídeos ao mesmo tempo. O hardware também suporta a tecnologia PhsyX, Microsoft DirectX 11 e OpenGL 4.0. Porém, ela se conecta ao computador através de um slot PCI Express 2.0 x16, ou seja, uma geração anterior e mais lenta que a atual (PCI-E 3.0). Ela ainda pode suportar monitores com a resolução de 2560 x 1600 pixels.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Atualmente, ela não é mais encontrada à venda nas lojas varejistas. Sendo assim, a única maneira de adquiri-la é comprando de segunda mão, o que é sempre um risco. Nunca se sabe com certeza o tempo de uso da placa e nem se o antigo dono teve os devidos cuidados, como limpeza periódica.
Por ser uma placa de 2010, as chances dela ter muita estrada são muito altas. Consequentemente, as chances dela dar problema justo nas suas mãos também é grande. Além disso, a NVIDIA já lançou modelos que são mais potentes e ainda gastam menos energia. É o caso da GTX 650 Ti.
A GTX 650 Ti conta com 768 núcleos CUDA com clock de 928 MHz. A interface de memória é 128-bit e os modelos mais comuns oferecem 1 GB GDDR5. Em diversos testes, a GTX 650 Ti se mostrou mais potente e mais econômica. Alguns jogos ela ainda consegue rodar no Ultra, com pouco mais de 30 FPS.
Como montar um PC gamer? Comente no Fórum do TechTudo.
Já a GTX 460 não é mais tão potente e consegue rodar os games AAA na qualidade média, isso quando muito. Portanto, para quem quer jogar no PC, não é um bom investimento.