Tony Stark, quero dizer, Elon Musk apresentou hoje um novo produto da Tesla para residências, a bateria Powerwall, que capta energia gerada por painéis solares, ou em períodos nos quais o fornecimento é mais barato, e as usa nos horários em que a empresa elétrica cobra mais caro. Se a luz acabar, algo que não só é possível quanto provável aqui no nosso país, você pode ficar bem tranquilo, pois as baterias do Powerwall são acionadas automaticamente.
Outros pontos a favor do Powerwall são o seu belo design, a possibilidade de usar várias baterias conectadas lado a lado e o preço, bem inferior ao dos concorrentes. O modelo de 10 kWh custa US$ 3.500, e o de 7 kWh, US$ 3.000 (preços nos Estados Unidos), e ambos contam com garantia de 10 anos de uso.
O Powerwall pode ser o garoto propaganda, mas existem projetos muito mais ambiciosos da Tesla Energy, indo muito além de uma bateria residencial. Elon Musk também mostrou o Tesla PowerPack, uma bateria de 100 kWh que é infinitamente escalável. Para aumentar a dramaticidade, Musk fez uma demonstração na hora, mostrando que a energia do prédio onde a apresentação estava sendo feita estava sendo toda feita por PowerPacks alimentados no dia anterior por painéis solares no topo do prédio.
Para demonstrar toda esta capacidade do Powerpack, nada melhor do que criar sua própria fazenda de baterias, ou para usar a analogia do Musk, uma giga fábrica. A Tesla Gigafactory One localizada em Sparks, Nevada foi criada em parceria com a Panasonic e outras empresas, e como o nome diz, é apenas a primeira de muitas.
Musk garante que já é perfeitamente possível fazer uma transição completa do uso de energia para energia solar, e quem sou eu para duvidar? Na verdade, devo admitir que é um privilégio continuar acompanhando a divertida aventura de Elon Musk pelo uso da energia renovável.
Saiba mais sobre a bateria Powerwall e sobre a Tesla Gigafactory na Tesla.
Assista a apresentação de Elon Musk clicando abaixo.