A Microsoft pode estar sofrendo uma rasteira de seus próprios parceiros em relação ao Windows 10. Os suportes técnicos da Dell e HP estariam recomendando que seus clientes fizessem downgrade do sistema em diversas situações de erros, inclusive em problemas simples de resolver.
Como fazer ‘downgrade’ do Windows 10 para versões anteriores no PC
A postura foi verificada nas centrais de atendimento telefônico de ambas as empresas pelo site Laptop Mag, que produz um relatório anual sobre serviços de apoio técnico nos Estados Unidos. De acordo com a reportagem, os funcionários também demonstraram não entender as características principais do Windows 10. Aqui no Brasil, o TechTudo entrou em contato com ambas as empresas sobre o assunto. A Dell confirma incentivar o downgrade em alguns casos, já a HP diz apenas que trabalha para que seus produtos estejam sempre de acordo com as tecnologias atuais.
Um dos exemplos descritos pelo Laptop Mag foi o de um atendente da Dell que sugeriu a desinstalação do Windows 10 quando perguntado como mudar a direção da rolagem do touchpad em um Inspiron 15 5000. A orientação de voltar para a versão 8.1 foi justificada com um “há uma série de falhas no Windows 10″, ainda que o repórter não tenha dito qual sistema rodava no seu notebook.
Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.
Na HP, o questionamento foi como ativar o CoolSense, recurso que controla a temperatura do laptop, em um Pavilion x360 com Windows 10. A ligação durou 57 minutos e a atendente não conseguiu fazê-lo funcionar. Ao final da chamada, ela disse para fazer o downgrade para o Windows 8.1, mesmo a página de download do software dizendo suportar a versão mais nova do sistema operacional.
As fabricantes aparentemente não são as únicas com problemas com o Windows 10. Um representante oficial da Lenovo não chegou a recomendar o downgrade, mas mostrou-se confuso quanto ao funcionamento da Cortana. A análise também verificou que as centrais online e via redes sociais estão mais bem preparadas para oferecer suporte ao sistema do que o atendimento telefônico.
Posicionamentos da HP e Dell no Brasil
A Dell Brasil, por meio de sua assessoria, divulgou um comunicado oficial afirmando que o suporte técnico da fabricante realmente incentiva o usuário a fazer o downgrade para o sistema operacional original, para solucionar alguns problemas específicos em seus notebooks.
Segue a nota da Dell na íntegra:
“Enquanto o Windows 10 continua a evoluir, em alguns casos a Dell recomenda a restauração ao sistema operacional original do equipamento para solução de problemas específicos. Além disso, a Dell mantém um fluxo contínuo de troca de informações com a Microsoft pelo qual compartilha casos relatados por seus clientes. Esse relacionamento permite que futuras atualizações do sistema reflitam a entrega da experiência que os usuários desejam ao utilizar o Windows 10. A Dell está comprometida com o Windows e pronta para auxiliar seus clientes para que a transição ao novo sistema operacional seja a mais fácil possível.”
A HP Brasil, também por meio da sua assessoria, não confirmou ou discordou que incentiva o downgrade em alguns casos. A fabricante disse apenas que está trabalhando para que seus produtos “andem” sempre ao lado das tecnologias atuais.
Segue a nota da HP na íntegra:
“Todos os computadores que fabricamos e vendemos na presente data com o Sistema Operacional Windows 8.1 são compatíveis com o upgrade para a versão Windows 10. Os computadores mais antigos carecem de uma análise prévia, podendo estes ser ou não compatíveis, dependendo da data de sua fabricação. De qualquer maneira, a HP Inc. do Brasil trabalha para que todos os seus produtos estejam de acordo com o estado da arte da tecnologia, acompanhando assim todos os lançamentos de sistemas operacionais e demais características técnicas.”
Via Laptop Mag
*Colaborou Viviane Werneck