Viajar é bom. Muito bom! Mas planejar uma viagem não costuma ser uma missão das mais fáceis: você precisa comprar passagens, reservar hospedagem, montar o roteiro, descobrir como chegar nos lugares de interesse, enfim. A sorte é que há cada vez mais apps que nos ajudam nessa tarefa. O mais novo foi lançado nesta segunda-feira (19): o Google Trips.
Disponível gratuitamente para Android e iOS, o aplicativo te ajuda a organizar a viagem a partir de uma interface simples. Ali dá para consultar reservas rapidamente, montar trajetos diários, verificar sugestões de restaurantes, se informar sobre transporte público, descobrir hospitais próximos em caso de emergência, enfim.
Para tornar o planejamento mais fácil, o Google Trips tenta automatizar algumas tarefas. Por exemplo, se você recebeu confirmação de passagens áreas no seu Gmail, o app usará as informações existentes ali (desde que você autorize) para identificar quando a próxima viagem será feita e por quanto tempo durará. Com base nisso, o aplicativo oferece guias das cidades a serem visitadas.
Se você estiver em dúvida sobre quais atrações conhecer, o aplicativo sugere locais que costumam ser bem avaliados. Você pode favoritar esses pontos e consultá-los em Saved places. Para organizar quais lugares visitar e em que ordem, você pode usar a aba Day plans. Além de montar o seu roteiro com essa opção, você pode seguir as rotas oferecidas ali. Tudo é mostrado em um mapa.
A melhor parte é que esse conteúdo pode ser baixado, assim, você consegue usá-lo mesmo se estiver offline. É uma mão na roda para quem está visitando outro país e acha que não vale a pena comprar um SIM card local ou está em uma região sem sinal de celular.
Eu não diria que o Google Trips é o melhor app para planejamento de viagens que existe (na minha opinião, o TripIt ganha de longe, mas é pago). Porém, trata-se de uma opção interessante para quem procura uma ferramenta simples, mas que dá informações completas.
De acordo com o anúncio oficial, o Google Trips traz guias sobre as 200 maiores cidades do mundo. Entretanto, com os testes que fiz aqui, pude perceber que o aplicativo também sugere lugares em cidades menores.
Por ora, o app só está disponível em inglês.