A Samsung oficializou nesta terça-feira (6) a chegada do Galaxy A9, um smartphone com bateria gigante de 5.000 mAh que começou a ser vendido no Brasil nas últimas semanas. Ele chega às lojas junto com o Galaxy A3 (2016), um aparelho com hardware mais simples para competir com os intermediários básicos, que possui tela de 4,7 polegadas e design de vidro e metal.

O Galaxy A9 brasileiro é conhecido no exterior como Galaxy A9 Pro, uma atualização que trouxe mais RAM e maior capacidade de bateria. Com preço sugerido de R$ 2.799, ele fica posicionado imediatamente abaixo dos Galaxy S6 e S7, trazendo processador octa-core Snapdragon 652, RAM de 4 GB, armazenamento de 32 GB (com entrada para microSD) e suporte a dois chips de operadoras.

O aparelho gigante foca em dois pontos: tela Super AMOLED de 6 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels e bateria com capacidade de 5.000 mAh, bem acima do que estamos acostumados. A Samsung estima que ele aguenta até 20 horas de navegação no 4G e 26 horas de reprodução de vídeos (uia!). Como o Galaxy A9 suporta carregamento rápido, a bateria leva 2h40min para encher completamente.

galaxy-a9-1galaxy-a9-2

Assim como os irmãos Galaxy A5 e A7, o A9 possui design de vidro e metal, leitor de impressões digitais e suporte ao Samsung Pay, tanto por aproximação (NFC) quanto por tarja magnética (MST). As câmeras são de 16 megapixels (traseira, com lente de abertura f/1,9) e 8 megapixels (frontal). Ele tem giroscópio e roda Pokémon Go também.

Com Android 6.0 Marshmallow de fábrica, o Galaxy A9 já está sendo vendido nas lojas brasileiras, nas cores preta e dourada.

Galaxy A3 (2016)

Já o Galaxy A3 (2016) é uma pequena atualização da geração passada, com design mais trabalhado (com metal nas bordas e vidro curvo 2,5D na frente e na traseira), mas sem trazer nada muito novo em termos de hardware — e com um preço de lançamento de R$ 1.399 bem salgado, considerando a existência de concorrentes como Moto G4 Plus e Quantum Fly na mesma faixa.

galaxy-a3-2016

Estamos falando de um smartphone compacto, com tela Super AMOLED de 4,7 polegadas (1280×720 pixels), processador quad-core de 1,5 GHz, RAM de 1,5 GB (por que, Samsung?) e 16 GB de armazenamento, com entrada para microSD. As câmeras são de 13 megapixels (traseira) e 5 megapixels (frontal). A bateria, diferente do Galaxy A9, tem capacidade apenas razoável: 2.300 mAh.

Os smartphones da Samsung costumam baratear rapidamente (o preço do Galaxy A3 é o mesmo praticado hoje no Galaxy A5, bastante superior), então os aparelhos da linha Galaxy A acabam sendo uma opção para quem se importa mais com o design — eles realmente são bem construídos para a faixa de preço que estão posicionados, o que é curioso quando pensamos no passado da Samsung.

O novo Galaxy A3 também já está disponível nas lojas brasileiras, nas cores preto, dourado e rosé.

Fonte