Uma câmera de segurança pode ser inteligente? Para os idealizadores da Butterfleye, deve. Em campanha no Indiegogo há uma semana, o dispositivo foi desenvolvido para monitorar a sua casa, mas filmar somente aquilo que é necessário. A novidade é capaz até de diferenciar membros da família de estranhos. Você também pode controlá-la remotamente usando o smartphone.

As câmeras com sensores que encontramos por aí fazem um bom trabalho, mas não são precisas. O detector de movimentos, que ativa a gravação, muitas vezes entra em ação com uma simples rajada de vento ou quando um caminhão passa pela rua e causa vibração na casa, por exemplo. A Butterfleye combina um conjunto de sensores com algoritmos de análise de imagens e áudio para não cometer esses excessos.

O dispositivo é pequeno, discreto e não exige fios, exceto para recarga da bateria (via porta micro-USB). Isso é bom porque você pode mudá-lo de lugar sempre que precisar.

Butterfleye

Uma carga completa da bateria pode durar até duas semanas. O sistema de gravação da Butterfleye não funciona constantemente, logo, não há gasto excessivo de energia.

Cabe ao conjunto de sensores (infravermelho, iluminação e acelerômetro, principalmente) ficar ativo o tempo todo, assim como o microfone. Os dados oriundos desses componentes é que ajudam a determinar o acionamento da gravação.

Nesse processo também se encaixa o uso de algoritmos de análise de imagens e áudio, como já dito. Segundo Ben Nader, CEO e fundador da Butterfleye (sim, essa é outra companhia que usa o mesmo nome do seu produto), a câmera conta com tecnologia de reconhecimento de rostos, assim, não entrará em ação se perceber que a movimentação na sala vem dos seus filhos, por exemplo.

Da mesma forma, a Butterfleye é capaz de identificar animais. É natural que seu gato fique para lá e para cá dentro de casa, portanto, não há razão para a gravação ser iniciada (a não ser que você queira saber o que ele anda aprontando quando você sai).

Butterfleye

Toda atividade que fugir da movimentação rotineira do lugar iniciará a gravação. Para esse fim, os algoritmos de áudio também contribuem bastante: eles podem reconhecer os latidos do cachorro no quintal ou o choro de crianças, por exemplo. Em breve, esse sistema também distinguirá o barulho de vidros quebrando, promete Nader.

Quando em ação, a câmera gera vídeos com resolução de 1080p. O sensor tem 1/3 polegada, 3,5 megapixels e campo de visão de 95 graus. O armazenamento interno, de 16 GB, permite até 12 horas de filmagem. Os vídeos ficam disponíveis nas nuvens por 24 horas gratuitamente, criptografados. É possível aumentar esse prazo para uma semana ou um mês assinando os planos pagos do serviço.