Nos dias de hoje, marcar presença digital é imprescindível para que sua marca ou projeto seja encontrado, se fortaleça e tenha credibilidade. Nesse sentido, o domínio e a hospedagem são ferramentas fundamentais para a criação de um site. E qual a diferença entre estes dois serviços? Uma comparação que costuma facilitar o entendimento é a seguinte: o domínio é como se fosse o endereço físico da sua loja, enquanto a hospedagem seria o imóvel onde a loja está estabelecida.

E como funciona o domínio?

O domínio é o endereço eletrônico que o usuário digita na barra do navegador para acessar seu site, seja por meio de uma palavra ou sequência de caracteres. Para fazer o registro de domínio, você precisa buscar uma empresa provedora especializada no serviço.

A instituição que autoriza e regula as registradoras de domínio é a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers – Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), para a qual elas devem se reportar cada vez que um novo domínio é comprado.Veja algumas dicas na hora de criar seu domínio:

  • conheça bem seu público-alvo e foque em palavras-chave que sejam relevantes para ele;
  • opte por um nome curto e fácil de lembrar, para que o usuário não tenha dificuldade ao acessar o seu site;
  • evite hifens e números e use apenas Unicode (padrão de caracteres adotado mundialmente);
  • não perca tempo: se você encontrou o domínio perfeito, seja rápido e o registre, pois os melhores domínios vendem logo;
  • proteja seus dados pessoais contratando um serviço de proteção de privacidade do domínio, para evitar spammers e os olhos do público.

Você também deve verificar se o endereço que escolheu está disponível, pois é possível que ele já esteja registrado. Existem diversas ferramentas online que permitem fazer esta checagem de disponibilidade. Caso o endereço escolhido já esteja em uso, uma alternativa é colocar um termo antes da sua marca. Se seu site é uma loja virtual, por exemplo, você pode inserir “loja” antes do nome.

Os domínios também têm extensões, que podem indicar o país de origem (como .br ou .pt) ou códigos específicos de setores e instituições (como .gov ou .edu). As extensões mais populares no Brasil costumam ser com.br, .com, .xyz, .online, .live, .store, .info, .tech e .net. Escolha aquela que seja condizente com a sua marca ou projeto.

Agora que você já sabe tudo sobre o registro de domínio, o próximo passo é a hospedagem.

O que é a hospedagem?

A hospedagem é o espaço online reservado para seu site ocupar na internet. Você basicamente aluga um espaço dentro de um servidor – uma máquina central que fica ligada sem interrupções. É com o serviço de hospedagem que você armazena os arquivos e bancos de dados que mantêm seu site no ar e funcionando. O provedor de hospedagem também protege de ataques maliciosos e transfere seu conteúdo do servidor para os visitantes do site.

Os serviços de hospedagem podem ser gratuitos ou pagos. Na hora de escolher, tenha em mente suas necessidades e os recursos oferecidos pela empresa: espaço de armazenamento, interface, painel de controle e estatísticas, hospedagem de e-mail e construtores de páginas, redirecionamento de links e e-mails, tráfego de dados, backup de sites automatizado, serviço de suporte ao cliente, entre outros.
Existem vários tipos de hospedagem, sendo os mais comuns:

  • hospedagem compartilhada: recomendada para pequenos negócios e blogs pessoais;
  • VPS (Virtual Private Server – Servidor Virtual Privado): recomendada para médios negócios, com tráfego crescendo rapidamente;
  • hospedagem Cloud: a solução mais confiável do mercado atualmente;
  • Servidor de Hospedagem Dedicada: recomendada para grandes negócios.

Aconselha-se começar com um plano mais simples e, conforme seu site vai atingindo números maiores de tráfego, você pode fazer upgrades para modelos mais avançados.

Domínio e hospedagem: dois serviços essenciais

O domínio e a hospedagem são elementos cruciais para a criação de um site e para a exposição da sua marca ou projeto. Sites com domínio próprio costumam ser mais respeitados e mais bem estabelecidos no mercado. E o status de um domínio exerce influência direta na posição do site nas páginas de resultados de pesquisa dos buscadores.

Além disso, o site – diferentemente das redes sociais ou provedores de blogs gratuitos – permite centralizar e controlar totalmente suas atividades. Por isso, atente-se à confiabilidade dos serviços que escolher contratar, para evitar que seu site seja invadido ou que fique fora do ar, ocasionando perda de vendas ou mesmo de credibilidade da sua marca ou projeto.

Algumas empresas oferecem pacotes combinando domínio e hospedagem, o que simplifica a criação do seu site e, em alguns casos, tem um valor mais acessível. É preciso entender bem seu projeto ou plano de negócios para avaliar as vantagens e desvantagens de cada modelo de contratação disponível no mercado. Você precisa observar, por exemplo, se o servidor é compatível com o funcionamento que você está esperando para seu site.

Com todas essas informações, você já está pronto para escolher o melhor serviço de domínio e hospedagem para o seu site, trazendo os melhores resultados para sua marca ou projeto.




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