Ao decidir comprar um laptop, talvez a Samsung não seja a primeira marca que vem à sua mente, mas a companhia vem tentando aumentar sua presença no segmento. Na noite de ontem (18), a fabricante coreana reuniu imprensa e parceiros comerciais em um evento cheio de pompa para anunciar quatro linhas de notebooks: Essentials, Connect (Chromebook), Expert e Style.

No total, são 15 novos modelos, todos produzidos na fábrica da Samsung em Campinas (SP) – a única linha de montagem de laptops da marca fora da Ásia, faz questão de frisar Sandra Chen, head de notebooks da Samsung Brasil. Tamanha variedade visa atender aos diferentes perfis dos consumidores brasileiros. Em outras palavras, há opções para todos os bolsos.

Samsung Essentials

Esta é a linha de entrada, representada por sete modelos. Os notebooks Essentials são equipados com tela de 14 ou 15,6 polegadas, processador Celeron ou Core i3 de quinta geração, 2 GB ou 4 GB de RAM e HD de 500 GB ou 1 TB.

Transportá-los não é exatamente uma tarefa agradável: os laptops chegam a pesar 2,2 kg. Mas a linha também tem pontos fortes. Um deles, segundo a Samsung, é a durabilidade da bateria, que pode manter até 90% da capacidade total após mil ciclos de recarga.

Samsung Essentials

Os preços sugeridos da linha começam em R$ 1.499. O modelo mais avançado, o E32, chegará ao mercado custando R$ 1.899.

Samsung Connect (Chromebook 2)

A única linha que tem apenas um membro, a gente logo descobre o porquê: a Samsung escolheu essa categoria para representar o Chromebook 2, que chega ao Brasil mais de um ano depois da estreia da primeira versão no país (fevereiro de 2014).

Internamente, não há grandes mudanças. Tal como o antecessor, o Chromebook 2 tem tela de 11,6 polegadas, 2 GB de RAM e 16 GB para armazenamento interno (mais 100 GB de espaço gratuito no Google Drive por dois anos). A principal diferença fica para o processador: o Exynos cedeu lugar para um Celeron.

Samsung Chromebook 2

Trata-se de uma configuração fraquinha, mas os Chromebooks são laptops de baixo custo, como você deve saber. Nos rápidos testes que fiz, o notebook mostrou que se entende bem com o Chrome OS, abrindo aplicativos sem lentidão ou engasgos, por exemplo.

O Chromebook 2 continua leve – pesa 1,18 kg – e tem acabamento externo mais bem trabalhado que na versão anterior.

No Brasil, o modelo chega com preço sugerido de R$ 999.

Samsung Expert

Nesta linha estão as opções da Samsung para quem procura um laptop mais parrudo. São quatro modelos com configurações que oferecem tela de 14 ou 15,6 polegadas (um tem resolução full HD, os demais, HD), processador Core i5 ou Core i7 (também de quinta geração), 4 GB ou 8 GB de RAM, HD de 1 TB e opção de chip gráfico com 2 GB de memória dedicada.

Samsung ExpertSamsung ExpertSamsung Expert

A linha não é compacta. Os tamanhos de tela e a presença do teclado numérico à direita deixam isso claro. O peso, por sua vez, varia entre 2 e 2,2 kg. Como se vê, esses notebooks são ideais para ambientes de trabalho ou para quem não precisa transportá-los com frequência.

Os preços sugeridos da linha Samsung Expert variam entre R$ 2.599 e R$ 3.899.

Samsung Style

Esta é a linha para quem procura uma opção mais compacta e, ao mesmo tempo, com bom desempenho. São três modelos com telas de 12,2 e 13,3 polegadas (neste último a resolução é full HD), espessura de 1,8 cm, além de peso que varia entre 950 g e 1,34 kg.

Internamente, a linha Style conta com processador Core i5 ou Core M, 4 GB ou 8 GB de RAM, SSD de 256 GB e bateria com até 12 horas de autonomia.

Samsung Style

Os preços sugeridos vão de R$ 3.399 a R$ 5.999.

***

Para tentar destacar seus produtos em um mercado tão acirrado, a Samsung oferecerá em alguns modelos recursos com SideSync, que permite ao usuário manipular um smartphone Galaxy a partir do notebook, e Link, que conecta o laptop a uma smart TV.

Mas, no final das contas, essas ferramentas são perfumaria. A Samsung aposta mesmo em variedade para conquistar consumidores com os mais distintos perfis. Para decidir quais modelos lançar, a companhia afirma ter feito uma extensa pesquisa sobre o mercado brasileiro.

Marcelo Tas, Deborah Secco, Sandra Chen e "Mr. Park" (presidente da Samsung Brasil)

Marcelo Tas, Deborah Secco, Sandra Chen e “Mr. Park” (presidente da Samsung Brasil)

O estudo é que levou a companhia a não anunciar um laptop conversível ou modelos com tela sensível a toques, por exemplo. A Samsung não descarta lançá-los, mas entende que os consumidores brasileiros não dão tanta atenção para essas características – há quem utilize esses atributos como critério de desempate na hora da compra, mas pouca gente os vê como fatores primordiais, no entendimento de Luciano Beraldo, gerente de produtos da Samsung no país.

Ainda de acordo com a empresa, alguns dos produtos anunciados chegarão ao varejo neste mês, o restante, em julho.

Fonte