Com o mundo cada vez mais conectado devido aos avanços tecnológicos, não é surpresa que o mercado de trabalho esteja passando por constantes transformações. Para quem está em busca de uma boa posição, é preciso se capacitar e atualizar para atender às novas demandas dos empregadores.

Neste contexto, a área da comunicação digital representa uma excelente oportunidade. Apesar da crise econômica, o setor passa por um momento muito promissor, crescendo a passos largos e procura constantemente profissionais qualificados que tenham um amplo conhecimento sobre as ferramentas, técnicas e recursos para assumir projetos.

Diante desse cenário dinâmico, os cursos de marketing digital online surgem como uma boa opção para quem precisa se atualizar profissionalmente de forma rápida e prática e garantir uma posição em um mercado em ascensão.

Existem diversas opções interessantes de cursos marketing para se especializar dentro do ramo da comunicação digital. Nesse sentido, entre as profissões mais valorizadas e solicitadas para o futuro do trabalho está a de Community Manager. A demanda de profissionais realmente capacitados nessa função ainda não atende à demanda do mercado.

Para quem está pensando em começar uma carreira na área da comunicação digital e adora mexer com as redes sociais, veja a seguir do que trata a profissão de Community Manager, e quais são as habilidades requeridas para exercer o cargo.

O que faz um Community Manager?

Hoje em dia, as comunidades virtuais possibilitam a criação de fortes conexões e interações entre os seus membros. Nesse sentido, a função do profissional chamado de Community Manager (do inglês gerenciador de comunidades) envolve a gestão de comunidades online de uma empresa ou organização. Dessa maneira, são os representantes da marca nas diversas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, e buscam conquistar ou engajar novos ou existentes clientes).

Ao contrário dos cursos online gratuitos que exigem muitos conhecimentos sobre ferramentas e programas informáticos, os cursos grátis de Community Manager são bastante breves e levam a experiências satisfatórias e divertidas.

No entanto, vale relembrar que a função do Community Manager está longe de ser simples, já que esses profissionais carregam uma enorme responsabilidade com relação à identidade e presença de uma marca. Um bom Community Manager é capaz de fazer toda a diferença nas vendas de uma empresa.

Felizmente, as grandes e pequenas empresas já reconhecem a importância desse profissional no que refere ao bom nome e reputação da organização em nichos de usuários, parceiros e colaboradores.

Quais qualidades um Community Manager deve ter?

Habilidades de comunicação

Pode parecer óbvio e básico, mas para exercer qualquer função na área da comunicação digital não basta saber investigar e ter ideias originais e inovadoras. É preciso saber transmitir essas ideias corretamente para que sejam bem aceitadas pelos clientes, ou potenciais clientes.

Nesse sentido, o Community Manager deve ser um profissional com habilidades no campo da leitura e da escritura. Basicamente, é preciso que saiba escrever bem, com coerência, e – principalmente – sem erros de ortografia.

Frases mal escritas ou erros ortográficos dificultam muito a leitura, mesmo que se trate de um texto curto, como um tweet, e fazem com que a mensagem que está tentando se comunicar se perca.

Criatividade

A criatividade é requisito essencial no campo da comunicação digital. O Community Manager deve ser capaz de encontrar ideias inovadoras e eficazes na hora de interagir com seu público (usuários ou clientes) nas diferentes plataformas ou canais.
Nesse sentido, o profissional não deve poupar esforços no momento de responder publicamente, e encontrar formas de que suas mensagens sejam claras, consistentes e de impacto. O conteúdo deve ser pensado para se tornar viral (quantas mais pessoas o compartilharem, melhor), e não se desviar do objetivo principal: aumentar as vendas.

Flexibilidade

A habilidade para se adaptar é um requisito fundamental para o bom desempenho de todo Community Manager. A comunicação entre a empresa e os usuários é contínua, pelo qual é preciso estar o mais atento possível às interações.

Além disso, é bastante comum que os usuários ou clientes manifestem suas queixas e o seu descontentamento através das redes sociais. Neste sentido, o Community Manager deve ser capaz de dar respostas assertivas e no momento certo, sempre garantindo que o tom utilizado esteja alinhado com o estilo e os objetivos da empresa.

Curiosidade

O trabalho do Community Manager requer um alto nível de conhecimento do funcionamento da indústria à qual pertence a empresa que o contrata. Nem todos os setores da indústria interatuam da mesma forma nas redes sociais.
Dessa forma, para se dar bem, o Community Manager deve ser um profissional naturalmente curioso que saiba identificar especificamente as demandas dos usuários para estabelecer as expectativas corretas e obter bons resultados.

Soft Skills (habilidades comportamentais)

Vale lembrar, porém, que para trabalhar com comunicação digital e obter sucesso como Community Manager também é preciso contar com um conjunto de habilidades ou competências comportamentais essenciais (como o trabalho em equipe, inteligência emocional, proatividade, resolução de conflitos, empatia e colaboração) que são muito difíceis de ser mensuradas, mas são altamente valorizadas pela maioria das empresas.

Na profissão de Community Manager, as soft skills ou habilidades comportamentais são especialmente úteis e valorizadas para poder investigar possíveis riscos e enfrentar situações complicadas durante o gerenciamento das redes sociais. Se trata da chamada “gestão de crise”, ou seja, um processo pelo qual a marca lida com um problema totalmente inesperado, que prejudica a imagem da empresa ou causa outro tipo de prejuízo.

Concluindo

Certamente existem muitas outras posições interessantes dentro da área de marketing digital e na hora de escolher uma é importante focar na que tiver maior afinidade.

No entanto, como você pode observar, a carreira de Community Manager hoje em dia é uma especialização rápida que atinge diversas áreas e é um atrativo e empolgante caminho a ser seguido, com salários bastante acima da média do mercado.

Só leve em consideração que vai muito além de postagens nas redes sociais. Muito pelo contrário, a profissão exige qualificação e carrega uma enorme responsabilidade na hora de fazer com que as empresas ou organizações consigam interagir com seus clientes ou usuários, para construir laços verdadeiros e duradouros.




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