A Build 14328 do Windows 10 trouxe mais novidades para computadores e celulares. Liberada durante o feriado no Brasil, a nova prévia do sistema possui uma interface diferente para o Menu Iniciar, melhor integração com canetas stylus e também recursos para a assistente virtual Cortana. Além disso, a Microsoft promoveu diversas mudanças na usabilidade do sistema, especialmente nos aplicativos universais, central de notificações e barra de tarefas. Confira as novidades liberadas no modo rápido apenas para membros do Windows Insider.
Windows 10: lista tem 20 dicas para você usar no seu computador
Novo menu Iniciar
Mesmo sendo um ponto polêmico no Windows, a Microsoft decidiu modificar o Menub Iniciar novamente. Dessa vez, adicionou um botão sanduíche no topo do menu e moveu os atalhos para o Windows Explorer, desligar computador e configurações para a lateral, tornando-os sempre visíveis.
Além disso, a Microsoft unificou a lista de apps mais usados com a de “todos os programas”, fazendo com que a parte esquerda tenha uma barra de rolagem que traz todos os aplicativos instalados.
Segundo a Microsoft, as mudanças no Menu Iniciar farão com que o usuário tenha que dar menos cliques para acessar programas e pastas. Além disso, a seção “Adicionado recentemente” passar a mostrar três apps recém-instalados, em vez de um. Infelizmente, quem não gostar das mudanças não poderá optar pela versão original do Iniciar do Windows 10.
Windows Ink
Parte do Anniversary Update, a central de canetas do Windows 10 finalmente foi disponibilizada para os Insiders. Nela, usuários poderão ter acesso a notas rápidas para anotação a mão, apps com suporte a stylus e até ferramentas como régua virtual para facilitar desenhos e anotações.
Segundo a Microsoft, o Windows Ink vem ativado por padrão sempre que uma caneta com tecnologia ativa é pareada com o computador. No entanto, quem tem uma stylus comum ou quer simplesmente testar com o mouse pode ativar a função manualmente. Basta tocar com o botão direito na barra de tarefas e escolher “Show Windows Ink Workspace button”, ainda sem tradução.
Cortana
A assistente virtual da Microsoft recebeu novas melhorias na build 14328. Algumas delas, já estão disponível para brasileiros.
Na tela de bloqueio:
Também anunciada como parte do Anniversary Update, a Cortana agora pode ser acessada na tela de bloqueio do computador. A assistente poderá dar informações como tráfego para casa, jogos esportivos, lembretes, entre outras funções que não envolvam dados pessoais. Fora isso, a função de ativação por voz também está disponível. Pode ser usado em Português.
Novas formas de criar lembretes:
A Cortana agora pode lembrar usuários de informações a partir de fotos e aplicativos. Os “lembretes de fotos” prometem ser bastante útil para quando o usuário não quer digitar ou quer mesmo guardar uma imagem. Fora isso, o usuário poderá usar aplicativos universais para salvar informações na Cortana a partir do compartilhamento nativo do sistema.
Cortana sem configuração:
Atualmente, é preciso fazer login com uma conta da Microsoft e preencher algumas informações antes de começar a usar a Cortana. No entanto, a Microsoft agora liberará a assistente para funções como pesquisas na Web e perguntas sem que seja necessário fazer a configuração inicial.
Instagram para Windows 10 Mobile: atualização vale a pena? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
Trânsito em Português:
A versão brasileira da assistente virtual agora pode dar sugestões de trajetos de carro e transporte público na nossa língua. Basta perguntar “Como chegar [ao seu destino]” para receber orientações na modalidade escolhida. Infelizmente, o recurso não funciona tão bem com coletivos como em trajetos de carro. Outra novidade é a possibilidade de checar o trânsito em um local.
Melhorias na pesquisa por arquivos:
A Cortana agora oferecerá resultados mais detalhados para pesquisas por documentos e arquivos salvos no computador e também na nuvem. Basta digitar o nome ou informações desejadas, aplicar os filtros disponíveis e checar os resultados locais e na conta pessoal do OneDrive.
Integração com celulares:
Donos de Lumias com a Build 14328 poderão finalmente receber notificações de bateria baixa, localização do aparelho, integração com mapas, entre outras coisas. A função já tinha sido introduzida, mas não funcionava corretamente nas versões anteriores do Windows 10 Mobile.
Central de Ações e Notificações
Mudanças visuais:
A Microsoft quer deixar a central de ações mais acessível ao usuário e melhor organizada. O atalho foi movido para o canto direito da tela, ao lado do relógio, para se distinguir e agora oferece um contador para os alertas presentes na central. Fora isso, o Windows mostrará as notificações agrupadas, não repetindo o ícone do aplicativo como acontece atualmente como uma notificação independente.
Atalhos rápidos:
Nas configurações do Windows em PC e celulares, a Microsoft reorganizou a página de personalização da Central de Ações. Agora, o usuário pode pegar e arrastar o botão para a posição desejada. Além disso, o atalho para Wi-Fi agora mostra as conexões disponíveis quando clicado ao invés de apenas desligar a conexão, como anteriormente.
Barra de tarefas
A Microsoft também turbinou a barra localizada na parte inferior da tela, onde os programas abertos são usados. Para começar, haverá uma opção dedicada para o espaço na sessão “Personalização” das configurações do Windows. Confira as demais mudanças:
Relógio integrado ao calendário e melhorado:
Agora, o Windows 10 mostra o compromisso do calendário do usuário ao clicar sobre o relógio da barra de tarefas. Assim, fica mais fácil gerenciar atividades e lembrar de compromissos. A Microsoft decidiu também mostrar o relógio em todos os monitores, algo solicitado por quem usa múltiplos dispositivos conectados.
Alertas em ícones:
Agora, os ícones de aplicativos da barra de tarefas exibirão um pequeno balão com números de notificações ou alertas sobre apps universais. A função lembra bastante a interface do iOS e mostrará, por exemplo, a quantidade de emails não lidos pelo usuário, que há alarmes configurados no app de relógio, entre outras coisas.
Gerenciamento de som:
A ícone de som da barra de tarefas agora pode gerenciar diferentes saídas de som. Por exemplo, se o usuário conecta o fone de ouvidos no aparelho, agora pode aumentar ou diminuir o volume deles separadamente do restante do sistema e da caixa de som, por exemplo.
Modo Tablet:
Menu iniciar:
Para quem usa o menu iniciar em tela cheia ou em tablets, a Microsoft trouxe de volta a antiga lista “Todos os aplicativos” do Windows 8. No entanto, a nova versão da grade de aplicativos está melhor organizada e tem rolagem vertical, prometendo ser mais fácil de encontrar um app do que sua antecessora. Até agora, a lista com todos os aplicativos ficava escondida dentro de um botão sanduíche do Iniciar.
Esconder barra de tarefas:
Uma boa notícia para quem gosta de aplicativos em tela cheia é que a barra de tarefas poderá ser escondida automaticamente no modo tablet. Essa função é bem similar à forma como a barra se comportava nos aplicativos modernos do Windows 8. No entanto, usuários poderão optar por deixá-la sempre visível no app de configurações do sistema.
Configurações
Gerenciamento de apps:
Usuários que tiverem problemas com aplicativos no Windows poderão excluir os dados dos programas sem ter que desinstalar cada um deles do computador. A mudança lembra bastante a função de “Excluir dados” do Android, que remove o login e informações de apps. Outra mudança foi a opção de gerenciar “add ons” em programas, mas o recurso ainda não está disponível na Windows Store.
Interface e novas opções:
A Microsoft fez mudanças na interface e organização. Agora, cada opção das configurações terá ícones próprios visando facilitar a identificação ao fixar atalhos no menu Iniciar. Além disso, foram criadas abas específicas para as configurações de caneta, aproveitando o Windows Ink, e para as opções do programa Insider, que testa as versões prévias do sistema.
Mudando de desktops com o Touchpad
Quem usa a função de múltiplas áreas de trabalhos do Windows agora poderá transitar entre elas usando o touchpad do notebook. Basta arrastar quatro dedos para os lados na área sensível ao toque para trocar o desktop ativo. Para usar isso, no entanto, é preciso ter um componente compatível com multitoques.
Tela de bloqueio
A Microsoft corrigiu problemas de privacidade na tela de bloqueio, como a que mostrava o endereço de e-mail do usuário com o computador travados. Além disso, a nova versão do Windows 10 agora exibe controle de faixas para que o usuário avance ou retroceda uma música reproduzida no Groove, que é o player padrão do Windows.
Mudanças de Interface
As janelas do Controle de Usuário, comuns em instalação de apps, agora tem uma interface mais harmoniosa com os apps universais do Windows. Outra mudança importante foi o ícone do Explorer, que perdeu o preenchimento amarelo para ficar mais simples e monocromático como os demais apps nativos. Por fim, o explorador não é mais fixado na barra de tarefas para oferecer mais espaço.
Soluções e problemas conhecidos
Como toda Build, a Microsoft detalhou os problemas solucionados e também os bugs da versão 14328. A lista completa de soluções e erros encontrados nesta versão pode ser encontrada no blog do Windows.