Não dá para afirmar que um dia todo mundo andará por aí usando pelo menos um wearable, mas tudo indica que esses dispositivos serão bastante populares. Bom, pelo menos é nisso que a Samsung acredita: nesta terça-feira (29), a companhia apresentou oficialmente o Bio-Processor, um minúsculo chip que promete deixar smartwatches, smartbands e afins muito mais inteligentes.

Com nome interno de S3FBP5A, o Bio-Processor foi desenvolvido especialmente para fornecer informações sobre gordura corporal, estimar massa muscular esquelética, medir temperatura da pele, calcular a frequência cardíaca e identificar níveis de estresse.

Do ponto de vista tecnológico, os wearables ainda estão “crus”. A maioria desses dispositivos não vai muito além da medição do ritmo cardíaco, razão pela qual é usada principalmente para fornecer dados sobre atividades esportivas. Esse cenário mostra quão promissor um chip como o Bio-Processor pode ser: a sua gama de recursos é capaz de atrair usuários que precisam monitorar com mais regularidade seu estado de saúde, por exemplo, mas que não praticam esportes.

Para tanto, o chip foi equipado com entradas analógicas que interpretam as informações oriundas dos sensores do dispositivo, processador de sinais digitais (DSP), circuito de gerenciamento de energia (PMIC) que propicia diversos modos de funcionamento para reduzir o consumo, uma pequena quantidade de memória eFlash, entre outros itens.