Já tem algum tempo que usuários de determinados modelos do MacBook Pro se deparam com um defeito que faz a tela do equipamento descascar e, assim, causar manchas no painel. Parecia que o MacBook Air com tela Retina estava livre do problema, pelo menos. Só parecia: a Apple reconheceu que o staingate, como a falha é conhecida, também afeta essa linha.
O reconhecimento do problema foi feito por meio de um documento enviado pela Apple aos seus serviços autorizados. O MacRumors obteve uma cópia do comunicado. Nele, a companhia admite que unidades das linhas MacBook, MacBook Pro e MacBook Air podem ter um defeito no revestimento antirreflexo que causa manchas na tela.
Até então, a Apple reconhecia oficialmente o staingate apenas em determinados modelos do MacBook e do MacBook Pro. Apesar de o MacBook Air com tela Retina ter sido incluído nessa lista, o modelo ainda não faz parte do programa gratuito de reparo. Atualmente, os modelos elegíveis para o recall são estes:
- MacBook Pro (13 polegadas, 2015)
- MacBook Pro (15 polegadas, 2015)
- MacBook Pro (13 polegadas, 2016)
- MacBook Pro (15 polegadas, 2016)
- MacBook Pro (13 polegadas, 2017)
- MacBook Pro (15 polegadas, 2017)
- MacBook (12 polegadas, 2015)
- MacBook (12 polegadas, 2016)
- MacBook (12 polegadas, 2017)
Mesmo com o MacBook Air ainda não aparecendo nessa relação, quem tiver uma unidade com o problema não tem outra opção a não ser procurar orientações com a empresa. Como lojas e assistências técnicas autorizadas estão fechadas, por ora, o suporte online da Apple é o melhor caminho para isso.
Não está claro se o MacBook Air lançado neste mês está sujeito ao staingate. No Brasil, o modelo custa a partir de R$ 10.299.