Na hora de montar a sua casa inteligente, um dos pontos primordiais para deixar tudo mais dinâmico é o assistente digital. Através dele, o morador consegue facilitar as demandas do dia-a-dia, como, por exemplo, controlar o tempo de algum alimento, criar listas de vários tipos e interligar os sistemas de luz da residência com o simples comando de voz.
De forma pioneira e hoje totalmente popular, a Alexa se tornou uma verdadeira febre nas casas em São Paulo, Rio de Janeiro e inúmeras cidades do Brasil. Além de facilitar a dinâmica das tarefas, se torna uma verdadeira companheira, pois ela conversa e até toca músicas para animar o dia.
Concorrência
Como em todo mercado, se existe uma referência, as concorrentes resolvem entrar firme na disputa para desbancar e agitar a busca pela procura de novos clientes.
Google Assistente
O Google Assistente aparece em ascensão e entrega inúmeras facilidades ao seu dia-a-dia. Com apenas um comando de voz, você pode apagar luzes de quartos diferentes sem maiores problemas. Se a Alexa vai questionar quais lâmpadas precisam ser apagadas, no Google você consegue nomear os quartos/luzes e ao citar esses nomes, ele atende o seu comando de forma instantânea.
Outro ponto que ajuda a controlar todos os ambientes da casa é se o morador já tem um aparelho em conta com o sistema operacional do Google. Caso isso ocorra, ele pode linkar e comandar todo o sistema operacional do Google Assistente pelo aparelho móvel.
Siri
A Siri é o sistema de assistente virtual da Apple. Ela está integrada ao ecossistema da empresa, que conta com ótimas opções, como, por exemplo, iPhone, iPad, Mac, Apple Watch, Apple Music, Apple TV e HomeKit.
Assim como os concorrentes, ela ajuda na hora de responder perguntas, fornece informações de notícias, tempo real de eventos esportivos, conversão de moedas e muito mais. Porém, fica o destaque para a sua personalidade. O tom da conversa é bem mais humorado e com tiradas bem inteligentes.
O que são os assistentes virtuais?
Em um mundo cada vez mais conectado, os assistentes virtuais surgiram para realizar diversas funções dentro de casa por comando de voz e texto do seu usuário. Sendo assim, é possível acender ou apagar a luz de qualquer cômodo da sala com o seu comando de voz. Ou até mesmo integrar a sua televisão com o assistente, o que possibilita ele trocar de canal ou até mesmo colocar em seu programa/série favoritos para assistir.
Quais aparelhos podem ser integrados aos assistentes virtuais?
Por conta da facilidade em integrar a casa toda no assistente virtual, o usuário tem uma verdadeira gama para linkar os mais diversos aparelhos e ambiente de casa: TVs, Plugs, Fogão, Geladeira, Lava roupa, Ar condicionado, Lava louça, Lâmpadas e Fechaduras.
Quais ações os assistentes virtuais podem executar?
– Realizar chamadas de voz ou vídeo;
– Criar alarmes, ativar cronômetros e temporizadores;
– Perguntar sobre localização e clima;
– Ouvir notícias do dia;
– Acessar streamings;
– Realizar pesquisas na internet;
– Controlar aparelhos inteligentes.