Em seu evento Galaxy Unpacked em Paris, a Samsung apresentou ontem (10/7) seus novos smartphones dobráveis Galaxy Z Fold 6 e Galaxy Z Flip 6, além dos smartwatches Galaxy Watch 7 e Galaxy Watch Ultra, dos fones de ouvido Galaxy Buds 3 e Galaxy Buds 3 Pro e do anel smart Galaxy Ring, mas nesse post, vamos focar nos smartphones.

A empresa fez eventos em diferentes países para apresentar os novos aparelhos e seus novos recursos de IA, que a Samsung chama de Galaxy AI, e eu estive em São Paulo e gravei um vídeo com minhas impressões dos aparelhos, que irei postar em breve.

Galaxy Z Fold 6

Além disso, o Digital Drops recebeu o Galaxy Z Fold 6 em primeira mão para testes, e em breve vou fazer um unboxing, além do review completo do aparelho.

Mesma experiência de uso da linha Galaxy S24

A proposta da Samsung é oferecer as mesmas especificações da linha Galaxy S24, melhorando a experiência de uso dos novos smartphones dobráveis, que nas gerações anteriores, sempre acabavam devendo em algum detalhe.

O processador Snapdragon 8 Gen 3 para Galaxy é bem poderoso, e os 12 GB de RAM também me animam muito. Em relação ao processador da geração anterior, o Z Fold 6 tem um ganho de 41% na NPU, fundamental para as tarefas de IA, além de 25% na GPU e 14% na CPU. O Fold 5 já contava com uma câmara de vapor, mas a do novo modelo é 1,6x maior, o que deve reduzir o aquecimento e manter a performance.

No Z Flip 6, o Snapdragon 8 Gen 3 para Galaxy oferece um desempenho 46% maior na NPU, 21% maior na GPU e 18% maior na CPU. Ele também é o primeiro modelo da linha Z Flip a contar com uma câmera de vapor, mantendo o desempenho do aparelho mesmo em longas sessões de uso.

A sexta geração dos dobráveis da Samsung chega com mudanças incrementais, mas muito pedidas pelos entusiastas da marca, como um novo design e materiais mais resistentes. Além disso, ambos são equipados com o processador Snapdragon 8 Gen 3 para Galaxy, uma versão com overclock do processador flagship da Qualcomm, e 12 GB de RAM.

As telas externas seguem protegidas pelo vidro Gorilla Glass 2, e contam com brilho de até 2600 nits, ou seja, terão ótima visibilidade mesmo durante o dia, sob a luz do sol. A única exceção é a tela externa do Z Fold 6, que tem brilho de até 1600 nits.

Equipados com o novo Enhanced Armor Aluminium e proteção IP48, os dois modelos são mais resistentes que seus antecessores. Apesar disso não significar proteção contra areia ou poeira, eles resistem a objetos um pouco maiores, e seguem à prova d’água.

Z Fold 6 tem uma tela externa maior

Galaxy Z Fold 6

Vamos agora falar das mudanças em cada aparelho, começando pelo Z Fold 6. A tela interna segue com 7,6 polegadas, mas agora é mais resistente. A tela externa passou de 6,2 para 6,3 polegadas, e agora tem uma proporção mais próxima de um smartphone normal na comparação com o modelo anterior. Ela tem taxa de atualização de 120Hz.

Dobrado, ele tem 12,1 mm de espessura, contra 13,4 mm do Fold 5. ele é mais fino que o Fold 5. Além disso, ele é bem mais leve, com 239 gramas (o Fold 5 pesava 253 gramas). A câmera traseira principal segue com 50 MP, assim como a telefoto com zoom óptico de 3x, mas a ultrawide de 12 megapixels é uma câmera nova, com melhor desempenho para fotos em baixa iluminação, o que a Samsung chama de Nightography.

A bateria do Z Fold 6 permanece de 4400 mAh, assim como o carregamento de 25W com fio e 15W sem fio, e o carregamento reverso de 4,5W.

Z Flip 6 tem nova câmera e software aprimorado

Galaxy Z Flip 6

No Z Flip 6, as mudanças são mais de software, já que a tela externa continua com as mesmas 3,4 polegadas. Se o tamanho é o mesmo, ela é bem mais versátil, permitindo que você responda mensagens diretamente da tela, e usar novos widgets, sem precisar abrir o celular. Outra novidade são os papeis de parede interativos, que podem ser feitos por IA, e interagem com os movimentos do Flip 6.

A bateria do Z Flip 6 agora tem 4000 mAh, contra 3700 mAh da geração anterior, o que é excelente. O carregamento de 25W no cabo e 15W sem fio continua o mesmo, assim como o carregamento reverso de 4,5W.

Apesar do Z Flip 6 ter o mesmo peso de 187 gramas do Z Flip 5, dobrado ele é um pouco mais fino, com 14,9 mm contra 15,1 mm do seu antecessor. Isso é possível por ajustes no mecanismo de dobra.

Além do software, a mudança mais significativa do Z Flip 6 é na sua câmera principal, que passou de 12 MP para 50 MP. A ultrawide segue com 12 MP, mas agora conta com um recurso de IA que ajuda a enquadrar melhor as fotos de forma automática, se alguém chegar ao seu lado.

Recursos do Galaxy AI

Os novos dobráveis da Samsung contam com a função circule para pesquisar do Google, integração com o Google Gemini. O modo interpréte permite que você se comunique com pessoas em outras línguas usando as telas interna e externa do Z Flip 6 e do Z Fold 6 ao mesmo tempo, mostrando o texto na língua certa para cada interlocutor.

Os dois modelos contam com a possibilidade de transformar suas fotos em desenhos usando IA. No Z Fold 6, também foi incluído um recurso para rabiscar um desenho com uma S Pen e depois transformá-lo em uma imagem elaborada.

Preços e disponibilidade no Brasil

O Galaxy Z Fold 6 e Galaxy Z Flip 6 rodam Android 14 com a interface One UI 6.1.1, e a Samsung oferece sete atualizações de sistema e sete anos de atualizações de segurança. Os preços começam em R$ 7.999 para o Z Flip 6 e R$ 13.799 para o Z Fold 6, nas versões com 256 GB de capacidade. A pré-venda começa hoje, com previsão de entrega para 22 de julho.




Fonte