O Rio de Janeiro vai receber o mais completo evento de Inovação e Tecnologia já realizado na América Latina. O Rio Innovation Week acontecerá na próxima semana, entre os dias 13 e 16 de janeiro, no Jockey Club Brasileiro. A agenda já tem confirmados mais de 500 palestrantes, além da presença de 1.000 startups e 190 expositores.

A grade de palestras do evento será dividida por 19 palcos segmentados por mercados de atuação. Entre os keynotes confirmados estão nomes como: Richard Branson, fundador do grupo Virgin, que irá conversar com o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Marcos Pontes; Steve Wozniak, cofundador da Apple; e Francis Suarez, prefeito de Miami, que participará de conversa junto com Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, sobre os desafios de transformar uma cidade em polo de inovação, incentivando a geração de novos negócios e a instalação de empresas focadas em novos modelos de atuação.

A Rio Innovation Week representa uma iniciativa inestimável, estamos totalmente engajados para fazer do Rio de Janeiro um futuro pólo de tecnologia e inovação da América Latina. E assim estimular mais negócios, emprego e renda em território fluminense“, diz Fábio Queiróz, um dos idealizadores e presidente do Conselho Organizador do evento.

O evento conta com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (SECTI RJ). O MCTI é responsável pela Vila da Ciência e vai apresentar projetos de inovação de suas 27 entidades vinculadas. Já a SECTI RJ apresenta o Salão de Inovação com os principais projetos da UERJ, FAETEC, FAPERJ, CECIERJ, UEZO e UENF.

A agenda de palestras contará ainda com profissionais como; Camila Farani, investidora anjo do Shark Tank Brasil; Cristiana Arcangeli, empreendedora serial e criadora o movimento Empreender Liberta; Rony Meisler, sócio CEO da Reserva; Bruno Stefani, Global Innovation Director da Ambev; João Kepler, CEO da Bossanova Investimentos; Andrés de Léon, CEO da HyperloopTT; e Natalia Bayona, Diretora de Inovação da UNWTO – Organização Mundial de Turismo.

O Rio Innovation Week traz para o mesmo espaço, diferentes segmentos do mercado que hoje utilizam a tecnologia como base para crescimento dos negócios e expansão, além de criação de novas oportunidades e cenários. Com foco em estimular o networking, ampliar o alcance e gerar novas conexões, o evento entra nos segmentos de Turismo, Varejo, Saúde, Profissões, Startups, Agronegócio, Sustentabilidade e Marketing, entre outros, trazendo para sua agenda projetos já consolidados, que aconteciam de forma isolada no país.

Importantes eventos e grupos especializados estarão dentro do Rio Innovation Week focando em seus temas específicos.

Os ingressos são vendidos com exclusividade na plataforma Sympla  https://www.sympla.com.br/rio-innovation-week__1259610

Reforçamos que o Rio Innovation Week seguirá todos os protocolos de segurança indicados pelos órgãos competentes, incluindo a exigência do uso de máscara, a disponibilização de álcool gel e o distanciamento social. Será exigido na entrada do evento, de visitantes moradores ou não do Rio de Janeiro, o comprovante de vacinação contra a COVID-19. Serão aceitos comprovantes digitais, como o aplicativo do Conecte SUS, ou físicos, como a carteira de vacinação ou o comprovante assinado emitido no momento da vacinação.

Espaços
Conecta – Inovação e Tecnologia para o Varejo

Evento anual do setor de Varejo com foco em conectar empresas, empreendedores e executivos. O Conecta reforça como o Varejo 4.0 foca na convergência de dois mundos: o varejo tradicional – e seus pontos fortes -, e o varejo digital – e as mudanças que gera em todos os segmentos. Entre os focos está mostrar todos os ganhos de consumidores e gestores de empresas.

SDP Summit – Inovação Aberta

Evento anual do setor de Varejo com foco em conectar empresas, empreendedores e executivos. O Conecta reforça como o Varejo 4.0 foca na convergência de dois mundos: o varejo tradicional – e seus pontos fortes -, e o varejo digital – e as mudanças que gera em todos os segmentos. Entre os focos está mostrar todos os ganhos de consumidores e gestores de empresas.

AgroRio Tech

O espaço apresentará como será a agricultura do futuro, abrindo oportunidades para discussões sobre tecnologias, modelos de negócios, o impacto da inovação e de novas ferramentas em uma atividade tão ligada ao meio ambiente. Responsável por 24% do PIB brasileiro, o setor agro foca cada vez mais em novas frentes como geotecnologias, agricultura de precisão e Internet das Coisas – IOT. Durante o Rio Innovation Week, será montada uma extensa agenda para conectar produtores agrícolas de diferentes segmentos e tamanhos com desenvolvedores de tecnologia capazes de revolucionar de forma responsável a utilização do campo, impulsionando o mercado agrícola brasileiro.

Health Tech

O espaço apresentará as novidades do mercado de saúde, unindo a área científica com soluções tecnológicas. Além de gerar oportunidades de negócios e fomentar o ecossistema de open health innovation, será também incentivado o networking e a criação de novas conexões entre os players do mercado de saúde.

Turistech Zone – O Turismo do Futuro

Espaço totalmente dedicado ao ecossistema Turistech, terá foco em fomentar o setor conectando as áreas e profissionais de Turismo e Inovação, estimulando o investimento em startups que podem apoiar e acelerar a transformação digital desse mercado.

Com a participação de cerca de 60 empresas, o espaço terá uma intensa programação de debates e palestras com temas como Digitalização de Negócios Turísticos, Nomadismo Digital, Turistech Venture Capital, Experiência Turista Digital, entre outros.

.Futuro – O Futuro das Profissões

Um espaço dedicado a discutir o futuro das profissões, novos skills que o mercado demanda do profissional e as oportunidades no mercado de trabalho no futuro.

RIW Pop & Tech – Inovação a Favor da Cultura

Um ambiente interativo trazendo as múltiplas possibilidades da utilização da tecnologia para criar novos ambientes e experiências na produção cultural, estimulando a economia criativa e gerando novos negócios.

Vila da Ciência
O espaço vai reunir as 27 agências e centros de pesquisa vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Entre os temas e projetos abordados na Vila estarão inteligência artificial, construção de foguetes, biotecnologia e energia renovável.

BOMA Brazil – Sustentabilidade no mundo corporativo

O BOMA, rede global que oferece experiências de aprendizado transformadoras, traz para o Rio Innovation Week cases que indicam como podemos ser mais internacionais, pensando melhor sobre o futuro e tendo como base o empreendedorismo sustentável. Com o consumidor cada vez mais conectado e exigente, importante ver como a sustentabilidade no universo corporativo pode alavancar vendas e gerar novas oportunidades e demandas.

Growth Machine – Estratégia de vendas

Foco em organizar e simplificar os principais processos para que as empresas organizem melhor suas estratégias de vendas, mirando o crescimento. Time experiente no comando da mentoria, dando acesso a conteúdo e treinamentos para empreendedores.

Sociedade 5.0

Como a convergência de todas as inovações possibilita maior qualidade de vida para a sociedade além de ações com foco em responsabilidade ambiental.

– Smart cities

– Ciência da Vida

– Desenvolvimento humano e social

– Ciência da natureza

Journey – Marketing digital

A agenda deste espaço vai reforçar como o Marketing Digital e as modernas técnicas de vendas são cruciais como estratégia de crescimento de negócios, trazendo soluções eficazes e sustentáveis.

Clean Up The World – Educação para um Ambiente mais Limpo

Fundado em 1993, é um evento apolítico, sem fins lucrativos e não governamental que busca unir diferentes grupos da sociedade com foco em comum na proteção do meio ambiente. Além do desenvolvimento e apoio a projetos, também capacitam pessoas ao redor do mundo.

Arena HUB – Inovação no Esporte

As principais novidades tecnológicas do mercado esportivo, promovendo a interação e gerando experiências imersivas. Todo o ecossistema do Arena Hub auxiliará na conexão de profissionais, startups, entidades esportivas, universidades, centros de pesquisa, estudantes, atletas, investidores e grandes empresas de esportes, todos com foco em inovação e tecnologia.

Importante o destaque para o papel da ciência e da tecnologia auxiliando no desenvolvimento do esporte de alto impacto.

Impact HUB Brasil

A maior rede global colaborativa de impacto, unindo os inovadores, sonhadores e os empreendedores que estão criando soluções tangíveis para as questões mais prementes do mundo.

O Impact Hub nasceu em Londres com a iniciativa de criar um espaço de trabalho colaborativo para pessoas interessadas em promover grandes transformações.  Sua missão é inspirar, conectar e capacitar a comunidade a desenvolver ideias empreendedoras para construir um mundo radicalmente melhor. Os três pilares do HUB são: Comunidade Vibrante, Espaços Inspiradores e Conteúdo Significativo.

MIT Innovative Workplaces

Iniciativa que chega ao país trazida pela MIT Technology Review com o objetivo de amadurecer o cenário local de inovação, destacando boas iniciativas e apresentando caminhos possíveis de melhoria e transformação.

Rio Innovation Week 

O Rio Innovation Week tem patrocínio master da Lei de Incentivo à Cultura, XP, Sebrae, Banco do Brasil e Invest Rio; patrocínio platinum da BNY Mellon, Betterfly, Icatu; patrocínio bronze do Mercado Livre, ApexBrasil, Amazon Web Services e Ame Digital. O evento conta com copatrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Parceria Institucional da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, PESAGRO-RIO, SESC, Senac, Parque Tecnológico Itaipu; parceiros estratégicos como: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, TurisRio, Secretaria de Turismo, CNC, ASSESPRO-RJ, FBHA, ABH, Health Meds, Rio Indústria, ABCOMM, ASSERJ, Azov, ITS, Startup Connection, ASCOFERJ, Alerj, SUSE e OH A Água.

O evento é realizado por Base Produções, LER Cultural, Sai do Papel, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo com correalização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Fonte