Sabia que o primeiro email que você envia a um cliente é 82% mais bem recebido do que um boletim tradicional? Ou que as campanhas publicitárias realizadas por email têm uma taxa de sucesso de 4.29%? Ou que o email marketing gera cerca de $42 para cada $1 investido?

Não restam dúvidas que o email marketing é uma das soluções de marketing digital mais eficazes da atualidade. Mas como funciona? E quais são os requisitos necessários para escrever um email promocional que cative a atenção de eventuais clientes?

Marketing adaptado aos seus clientes

Segundo a fundação Myers-Briggs, existem quatro tipos fundamentais de personalidade de clientes online. Conhecê-los pode ajudá-lo a escrever emails promocionais de maior sucesso. Afinal, a criação de emails adaptados à personalidade dos seus clientes é uma excelente maneira de destacar a sua empresa ou pequeno negócio da concorrência e aumentar as suas vendas.
Mas antes de ficar a conhecer os quatro tipos de personalidade de clientes online, é importante aprender os conceitos básicos de como o email marketing funciona. Serviços empresariais como a Sendiblue podem ensiná-lo como fazer um email passo a passo e sem qualquer custo.

1 – Competitivo e colérico

Os clientes competitivos e coléricos gostam de fazer compras online de modo rápido e funcional. Eles privilegiam produtos com uma componente prática e não têm tempo para prestar atenção a todos os detalhes. Na Internet, os clientes competitivos e coléricos tendem a utilizar motores de busca de forma predominante, mas também podem ser expostos a email marketing.
Segundo dos especialistas, os clientes competitivos e coléricos são os mais difíceis de atrair—por norma, eles não são influenciados por estratégias de marketing e só gostam de comprar produtos que considerem realmente necessários.

2 – Espontâneo e sanguíneo

Os clientes espontâneos e sanguíneos gostam de comprar online de forma impulsiva. Em muitos casos, eles decidem fazer compras em meros segundos e são muito sensíveis a estratégias de marketing e primeiras impressões. Clientes espontâneos e sanguíneos devem ser tratados de forma personalizada. Eles gostam de receber atenção das marcas e não toleram processos de venda complicados.
Os clientes espontâneos e sanguíneos têm baixa atenção e não vão passar muito tempo a ler emails longos e aborrecidos. Por outro lado, eles são o tipo de cliente online que mais provavelmente vai aceitar comprar produtos ou serviços não essenciais.

3 – Metódico e melancólico

Convencer clientes metódicos e melancólicos com apenas um email pode ser complicado. Eles gostam de saber todas as informações antes de comprar um produto, pelo que podem privilegiar emails que contêm muita informação. Oito em cada dez vezes, eles vão escolher o produto ou serviço que apresenta a melhor relação de qualidade-preço, porque eles gostam de comparar marcas e investigar prolongadamente antes de realizar um pagamento.

4 – Calmo e humanístico

Clientes calmos e humanísticos navegam online com um filtro moral e gostam de investir o seu dinheiro em marcas que agem conforme as suas crenças. Por norma, são clientes que vão optar por empresas com algum gênero de preocupação humanística, seja ao nível ambiental, social, ou de inovação. Eles dão ênfase à sua privacidade e segurança e se interessam muito pelo branding e missão de uma marca.

São clientes ideais para negócios que envolvam uma forte componente de caridade ou benefício comunitário.




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