O Facebook fez mais um movimento contra a Apple ao lançar uma nova campanha em defesa de anúncios personalizados. A ação intitulada “Good Ideas Deserve To Be Found” (“Boas Ideias Merecem Ser Encontradas”, em tradução livre) será veiculada em comerciais de TV nos Estados Unidos, e critica indiretamente a atualização do iOS 14 que exigirá que aplicativos solicitem permissão antes de rastrear de usuários no iPhone.
Com a chegada do iOS 14.5, o Facebook e outros apps disponíveis na App Store deverão exibir um prompt para usuários solicitando consentimento antes de monitorar seus interesses e hábitos para fins de publicidade direcionada. A mudança nas políticas de privacidade da Apple gerou bastante polêmica nos últimos meses, sendo o Facebook o principal ator envolvido no lado opositor.
Com a nova campanha, que rodará por 12 semanas na rede social, a empresa de Mark Zuckerberg pretende mostrar às pessoas a importância de sua publicidade personalizada para pequenas empresas, afirmando que sem tais ferramentas, muitos negócios podem não ir para frente.
Mudanças na plataforma de anúncios do Facebook
O Facebook também está mudando sua própria plataforma para tornar o gerenciador de anúncios mais intuitivo, o que vai incluir um painel aprimorado para a visualização de desempenho de campanhas.
A companhia anunciou que não cobrará taxas às pequenas empresas que usam seu recurso de checkout até junho de 2021, bem como manterá a isenção da taxa em eventos online pagos ao menos até agosto.
Duelo de gigantes
Ainda que o Facebook esteja construindo seus argumentos com base nos possíveis impactos que a medida da Apple pode ter para pequenos negócios, há uma enorme disputa de poder acontecendo entre as duas gigantes da tecnologia.
No início de fevereiro, o Facebook se antecipou à dona do iPhone e começou a exibir avisos pedindo para rastrear usuários nos smartphones da marca. Em seu próprio prompt, a rede social explica que a solicitação serve para proporcionar “uma melhor experiência de anúncios”.
A briga entre as duas empresas pode ganhar dimensões ainda maiores: há rumores de que o Facebook possa estar planejando processar a Apple por práticas anticompetitivas.