Seja para cumprir as metas de fim de ano, organizar as compras do mês ou definir as próximas tarefas no trabalho, ter um aplicativo de “to do” é uma das formas mais eficazes de manter a sua lista de tarefas em ordem. Para quem dispensa papel e caneta, e prefere ter tudo na ponta do dedo em qualquer lugar, separamos 9 opções de apps para celulares e computadores, dos clássicos aos menos conhecidos. Veja a lista a seguir.
1. Todoist: considerado o melhor app de “to do”
O Todoist é um dos aplicativos de lista mais populares, e é considerado por muita gente como o melhor software nesse segmento. Ele conta com diversas ferramentas para tornar a sua organização diária mais prática, como lembretes sobre prazos, painéis estilo Kanban, níveis de priorização, entre outras.
Além disso, o aplicativo permite colaboração – desse modo, você pode utilizá-lo em equipe e delegar tarefas para outras pessoas. A integração com Gmail, Agenda, Slack e com a assistente de voz Alexa também é destaque.
O Todoist está disponível para:
Android | iPhone/iPad (iOS/iPadOS) | macOS | Windows | watchOS | Wear OS
Você também encontra extensões para navegadores no site todoist.com.
2. Microsoft To Do substituiu o famoso Wunderlist
O Wunderlist era um gerenciador de tarefas bastante famoso, mas foi adquirido pela Microsoft em 2015. Dois anos depois, a gigante da tecnologia afirmou que tinha planos para encerrá-lo quando incorporasse seus melhores recursos ao Microsoft To Do – o que aconteceu, finalmente, em maio de 2020.
Com o Microsoft To Do, você pode criar listas, fazer anotações e definir lembretes. O aplicativo também oferece sugestões inteligentes com base nas tarefas de suas listas. Você pode integrá-lo com a Cortana, com o Outlook e outros aplicativos do Microsoft 365.
As listas do Microsoft To Do podem ser personalizadas com emojis, temas coloridos e têm suporte ao Modo Escuro, para maior conforto ocular. É possível anexar arquivos de até 25 MB a qualquer tarefa, e as listas podem ser compartilhadas e acessadas por outras pessoas devido ao recurso de colaboração
O Microsoft To Do está disponível para:
Android | iPhone/iPad (iOS/iPadOS) | Windows | macOS | Web
3. Evernote tem integração diversos aplicativos de produtividade
O Evernote é outro aplicativo bastante popular, utilizado comumente para fazer anotações e guardar informações no cotidiano. Na versão básica (grátis) do aplicativo, você consegue sincronizá-lo em até dois dispositivos e tem um limite de upload de até 60 MB por mês.
Ele também permite montar listas simples de compras e tarefas com suas caixas de seleção, além de contar com sistema de lembretes, para que você não esqueça nenhum dever importante, e integração com diversos apps de produtividade, como o Trello e o Slack.
Para conseguir aproveitar ao máximo o serviço, é necessário fazer a assinatura do premium ou business para conseguir sincronização ilimitada de dispositivos, anotações em PDF, acesso a notas offline, fazer colaboração em spaces compartilhados, entre outros recursos.
O Evernote está disponível para:
Android | iPhone/iPad (iOS/iPadOS) | macOS | Windows
4. Google Keep é uma opção prática para quem usa Android
Se você já está acostumado ao Android, o Keep segue a mesma linha estética dos demais apps do Google, e é uma solução simples para o dia a dia.
Você pode listar itens para as compras no supermercado e colocar caixas de seleção ao lado delas – o lado ruim é que a simplicidade é tanta, que as opções de formatação de texto acabam sendo um tanto… pobres demais.
Ainda assim, trata-se de uma opção justa de aplicativo de “to do” para as tarefas mais básicas. É possível acessar suas listas facilmente de qualquer dispositivo com a sua conta Google, além de definir lembretes, adicionar colaboradores, marcar com etiquetas e definir cores para as suas anotações.
O Google Keep está disponível para:
Android | iPhone/iPad (iOS/iPadOS) | Extensão para Chrome
Em novembro de 2020, o Google anunciou que encerrará o suporte para o aplicativo do Keep que roda no Chrome em fevereiro de 2021.
5. Trello é uma ferramenta mais robusta – ideal para equipes
Uma ótima pedida para quem precisa organizar tarefas em conjunto, o Trello tem um esquema visual com cartões e etiquetas que podem ser movimentados em colunas, o que facilita a visibilidade de backlog de tarefas e de tudo o que já foi entregue. Desse modo, é mais fácil coordenar os esforços para concluir cada projeto de forma mais assertiva.
Além disso, ele é compatível com uma infinidade de serviços, como o Evernote, o Slack, o Google Drive e por aí vai. No geral, trata-se de uma ferramenta bastante intuitiva – é como se você estivesse distribuindo post-its em um grande quadro físico.
É possível marcar outros membros da equipe em determinados cartões, inserir listas de tarefas em cards, adicionar prazos, entre muitas outras funções que melhoram a produtividade.
O Trello está disponível para:
Android | iPhone/iPad (iOS/iPadOS) | Windows | macOS
6. Spike unifica e-mail, calendário, notas e tarefas
O Spike é outra ferramenta poderosa que integra e-mail, calendário, lista de tarefas e anotações em uma só plataforma. Portanto, também é indicado para quem precisa trabalhar de forma colaborativa, em equipe.
Esse serviço permite trocar ideias com outros membros, como em um bate-papo simples, e permite unificar as contas pessoais e as de trabalho em uma caixa de entrada. Você pode ir além e usá-lo para chamadas de voz e de vídeo.
O Spike está disponível para:
Android | iPhone/iPad (iOS/iPadOS) | macOS | Windows
Trata-se de um aplicativo gratuito para contas pessoais, mas exige assinatura para contas comerciais.
7. Things 3 tem a melhor estética para o iOS
Se você usa Android, pode pular para o próximo app da lista. O Things 3 é exclusivo para o ecossistema da Apple, mas tem lugar cativo neste compilado por entregar uma excelente experiência estética integrada ao iOS/macOS.
Com o Things 3, você pode definir datas de início e prazo de vencimento para suas tarefas, configurar lembretes e utilizar listas de verificação para concluir projetos que requerem mais de uma etapa.
Recentemente, o aplicativo de “to do” recebeu ainda suporte total ao teclado do iPad, à ferramenta Scribble do iPadOS 14 e aos widgets do iOS 14, o que o torna ainda mais atrativo para quem usa produtos da Apple. O ponto negativo é que ele é pago (custa R$ 54,90 para dispositivos móveis).
O Things 3 está disponível para:
iOS | iPadOS | macOS | watchOS
8. O aplicativo de “to do” Productive monitora hábitos
Além de montar listas, esse aplicativo permite monitorar até mesmo os seus hábitos diários. Ideal para quem quer começar um projeto de alimentação saudável ou prática esportiva, o Lista de Tarefas – Productive conta com uma interface simples, em português, e é altamente personalizável.
Crie lembretes, estipule desafios para a sua rotina e conte com diversas ferramentas de produtividade para alcançar as suas metas.
O Lista de Tarefas – Productive está disponível para:
Android | iOS | iPadOS | watchOS
9. Lembretes/Notas (Apple): uma solução simples para iOS
Por fim, não custa lembrar que o aplicativo Lembretes da Apple tem um conjunto ideal para quem precisa fazer apenas o básico com bastante eficácia. Ele permite criar listas e definir alertas para cada item, assim você não corre o risco de esquecer tarefas importantes.
Também há a opção de usar o app nativo Notas para realizar o escaneamento de documentos, compatibilidade com desenhos (usando o dedo ou o Apple Pencil), ferramentas de colaboração e até mesmo proteção das suas anotações via Face ID.
E você, tem algum aplicativo de “to do” preferido? Compartilha com a gente!