Atualmente, devido à evolução do ambiente online, os sites são a porta de entrada para que as pessoas saibam mais sobre uma empresa. Por isso, é de fundamental importância que a navegação seja intuitiva e que os elementos da página estejam bem organizados.

Além disso, outros detalhes também contam muito para que a experiência de um usuário em um site seja mais satisfatória, como, por exemplo, as cores utilizadas. Elas devem estar relacionadas com a marca e podem, inclusive, evocar emoções em que acessar o site em questão.

Confira neste artigo mais informações sobre aspectos da interface do seu site que podem contribuir para que a sua presença digital seja mais forte e a navegabilidade dos usuários seja facilitada, além de alguns exemplos de marcas que já compreenderam a importância disso.

O que é interface?

A interface de um site nada mais é do que a totalidade dos elementos que o compõem e que permitem que as pessoas possam navegá-lo, efetuando ações. Dessa forma, ela torna a usabilidade de uma página mais fácil e pode ser o diferencial para que o cliente queira continuar por ali ou não.

Esse é um dos motivos pelos quais os profissionais da área de UX, sigla para User Experience – ou, se traduzido para o português, experiência dos usuários –, têm se destacado nos últimos anos, já que são especializados em melhorar a navegabilidade de um site. Estima-se que até o ano de 2050, 100 milhões de pessoas estejam atuando nesta área ao redor do mundo. Os profissionais da área de UI, User Interface, em inglês, ou Interface dos Usuários, em português, também vêm ganhando destaque. São eles que projetam nos sites o tamanho dos botões, das fontes, dentre outros pontos. As duas áreas estão muito relacionadas entre si.

Quais são alguns fatores importantes para que a interface de um site se torne mais intuitiva?

Um detalhe importante e que deve ser levado em conta durante a criação de um site é a quantidade de elementos nele incluídas. Colocando atenção nesse ponto, você evitará que o portal fique com as páginas poluídas, com mais informações do que o necessário. Dessa forma, os usuários não se sentirão “perdidos” ao acessar o conteúdo e, certamente, ficarão mais satisfeitos ao encontrar de forma rápida o que procuram.

Além disso, é muito importante também que o esquema de cores seja capaz de facilitar a tarefa das pessoas que acessam a página. Por exemplo, caso um site queira que os usuários cliquem em um botão específico, é importante deixar esse elemento em destaque na página, escolhendo, por exemplo, uma cor marcante, mas que não agrida os olhos. Outro detalhe valioso quando se trata de cores, é conectar as cores da marca ao site, ou seja, incluir nos detalhes do site as mesmas cores que o logotipo tem. Assim, os clientes conseguirão identificar a sua empresa visualmente.

Uma das melhores dicas para tornar o design do seu site mais funcional é investir em imagens. Esses elementos chamam a atenção para a página e, por isso, precisam ter muita qualidade. Caso o seu site tenha como objetivo divulgar um e-commerce de moda, por exemplo, vale a pena contratar um fotógrafo profissional, para que assim você obtenha exclusividade quanto às imagens que utilizar.

Muitas marcas oferecem um site organizado e atraente

Para entender de maneira prática o que é uma boa interface, é possível buscar inspiração em diversos sites que oferecem excelente navegação e possuem design atraente. A Netflix, por exemplo, que oferece streamings de filmes e de séries como Rick and Morty, investe em melhorias visuais na sua plataforma de forma frequente. Este ano foi efetuada uma mudança no aplicativo do dispositivo Chromecast para que os usuários saibam quem está conectado ao seu perfil naquele momento, diminuindo, assim, a confusão entre pessoas logadas simultaneamente. Ao acessar a plataforma da Netflix é possível observar diversos aspectos, como um trailer de um filme ou série em destaque que começa a rodar automaticamente assim que você abre o site, recurso usado para prender mais facilmente a atenção dos usuários, que dessa forma já vão entrando no clima do combo sofá e pipoca.

Além disso, a Steam, loja de games online, também tem ganhado destaque diante da funcionalidade do seu site. A plataforma, que conta com jogos populares como o Counter-Strike 1.6, alterou o design da sua página no ano de 2019 visando melhorar ainda mais a experiência dos usuários. A empresa incluiu mais informações sobre cada jogo e realizou modificações para que a visualização destes dados ficasse mais intuitiva. Outro exemplo interessante de plataforma é o site da Betway cassino, que oferece modalidades de jogos de cassino online. O portal disponibiliza diversos jogos do gênero e encontrou uma forma interessante de organizar seu conteúdo, facilitando, assim, a navegação. Cada jogo ali fornecido, como caça-níquel, roleta e blackjack, tem a sua própria página, o que faz com que os usuários encontrem de forma tranquila e rápida o que estão procurando. A escolha de cores também merece ser mencionada neste caso, pois os textos na cor branca ganham muito destaque contra o fundo preto, o que acaba contribuindo para chamar a atenção de quem acessa a plataforma e reforça a identidade visual da marca, cujo logo é preto e branco. Além disso, o usuário encontrará na homepage a menção de certificados de qualidade e as formas de pagamento aceitas, informações essenciais que contribuem para a confiabilidade da empresa. Dentre as redes sociais, o Instagram é um site que merece ser mencionado, pois a empresa está constantemente alterando a sua interface com o intuito de melhorar a relação que os usuários têm com a plataforma, fazendo com que fiquem ali por mais tempo e a utilizem para divulgar e promover seu trabalho. No início de 2020, a empresa optou por remover o botão do IGTV, cuja função é fazer vídeos, da sua interface principal, já que o sucesso não tinha sido conforme o esperado e a maioria dos usuários encontra os vídeos ao rolar o feed. Assim, focou-se em deixar o design menos poluído. Além disso, essa é uma plataforma que costuma se inspirar nas funcionalidades de outros aplicativos, como o Snapchat, que em 2017 serviu de inspiração para que o Instagram lançasse os stories, que permite que fotos sejam publicadas e automaticamente apagadas depois de um tempo.

Por fim, podemos também mencionar o Nubank, startup brasileira que funciona como um banco digital cujo aplicativo é digno de diversos elogios por conta da facilidade de uso que oferece. Essa empresa, que recentemente comprou a Easynvest e se tornou líder de investimentos digitais no Brasil, mudou a sua interface para cartão de crédito no ano de 2020. Assim, o usuário que acessa a sua conta através do aplicativo pode encontrar o valor da fatura com um destaque ainda maior e achar mais facilmente os atalhos para alterar o seu limite.

<iframe width="645" height="363" src="https://www.youtube.com/embed/HJ8TXUl1Vps" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen=""></iframe>

Como se vê, a interface é fundamental para criar ainda mais proximidade entre as marcas e os seus clientes, afinal, oferecer um site ou aplicativo funcional é uma forma de demonstrar profissionalismo e respeito pelo tempo do cliente. Em um mundo cada vez mais conectado, avaliar as necessidades dos usuários tem sido o diferencial para obter sucesso.

Fonte