A Anatel liberou os Painéis de Dados e passou a disponibilizar estatísticas de reclamações dos clientes das prestadoras junto ao órgão. A Nextel é a operadora móvel com maior índice de queixas, seguida de TIM, Oi e Claro. Em se tratando de banda larga fixa, a TIM lidera o ranking; Sky e Oi vêm na sequência. Os números são referentes ao período de setembro de 2018 e setembro de 2019.
Vivo lidera em número absoluto de reclamações
É normal que operadoras com um número maior de clientes recebam um número maior de reclamações, e é o caso da Vivo: ela acumulou mais de 758 mil protocolos na Anatel.
Empresa | Número de reclamações |
1º lugar – Vivo | 758.339 |
2º lugar – TIM | 753.611 |
3º lugar – Claro/NET | 742.152 |
4º lugar – Oi | 728.007 |
5º lugar – Sky | 139.441 |
6º lugar – Nextel | 50.978 |
Outras operadoras | 116.233 |
Para fazer uma comparação mais justa, a Anatel adota um Índice de Reclamações, que indica a quantidade de queixas para cada 1.000 assinantes. Isso é feito para cada modalidade de serviço: telefonia móvel pré-paga e pós-paga, telefonia fixa, banda larga fixa e TV por assinatura.
Nextel tem pior resultado em serviços móveis
A Nextel é a operadora móvel com pior índice: entre outubro de 2018 e outubro de 2019, a empresa acumulou apenas 50.978 protocolos, mas isso representa 1,15 queixa para cada mil assinantes. Ela recentemente foi comprada pela Claro e aguarda liberação do negócio pelo Cade após objeção da TIM.
Das operadoras nacionais, a TIM teve o pior desempenho, enquanto a Vivo obteve o melhor resultado:
Operadora – Telefonia Móvel | Índice de reclamações | Reclamações – pré-pago | Reclamações – pós-pago | Reclamações – total |
Nextel | 1,15 | 1.884 | 49.094 | 50.978 |
TIM | 0,89 | 207.492 | 430.413 | 637.905 |
Oi | 0,44 | 66.050 | 147.354 | 213.404 |
Claro | 0,43 | 63.045 | 253.826 | 316.871 |
Vivo | 0,33 | 71.159 | 246.459 | 317.618 |
Entre todas as operadoras, as principais queixas são: cobrança em desacordo com o contratado (179 mil chamados), cobrança após o cancelamento (80 mil) e cobrança de serviço, produto ou plano não contratado (66 mil).
TIM tem maior índice de queixas na banda larga fixa
Embora tenha menos clientes de banda larga que Vivo, Oi e Claro, a italiana TIM apresenta índice de reclamações muito superior em relação a concorrência: são 13,42 queixas para cada 1.000 clientes.
Operadora – Banda Larga | Índice de Reclamações | Número de reclamações |
TIM | 13,42 | 89.584 |
Sky | 2,95 | 11.900 |
Oi | 2,05 | 155.141 |
Vivo | 1,82 | 166.050 |
Algar | 1,39 | 10.660 |
Claro/NET | 1,10 | 134.889 |
Os principais motivos são: cobrança em desacordo com o contratado (68 mil chamados), lentidão ou velocidade reduzida de conexão (50 mil) e sem conexão de dados (45 mil).
Claro tem pior desempenho na TV paga
A TV por satélite da Claro tem o maior índice de reclamações no ranking da Anatel, seguida pela Vivo e Sky. A NET é contabilizada separadamente, considerando apenas o serviço de TV a cabo. Claro e NET fazem parte da mesma empresa, e ela tem o maior número de clientes em TV paga no Brasil.
Operadora – TV paga | Índice de Reclamações | Número de reclamações |
Claro (DTH) | 2,98 | 56.075 |
Vivo | 2,99 | 38.649 |
Sky | 1,93 | 127.540 |
NET (Cabo) | 1,70 | 152.186 |
Oi | 1,67 | 34.337 |
Algar | 1,26 | 1.284 |
Assim como nos demais serviços, os motivos mais reclamados são cobrança em desacordo com o contratado (94 mil chamados), cobrança após cancelamento (25 mil) e cancelamento solicitado por meio de atendente não efetuado (14 mil).
Oi é a mais reclamada na telefonia fixa
A Oi acumula o maior volume de reclamações de telefonia fixa, assim como o pior índice: são 2,19 protocolos para cada 1.000 assinantes. A TIM, que tem pouquíssimos clientes da modalidade, aparece em segundo lugar. Enquanto isso, a Vivo — líder em clientes na categoria — figura no 3º lugar.
Operadora – telefonia fixa | Índice de Reclamações | Número de Reclamações |
Oi | 2,19 | 325.125 |
TIM | 2,12 | 26.118 |
Vivo | 1,50 | 236.020 |
Claro/NET | 0,62 | 82.131 |
Algar | 0,41 | 6.302 |
Sercomtel | 0,18 | 15 |
Os principais motivos mais reclamados são cobrança em desacordo com o contratado (113 mil), linha muda ou sem sinal (49 mil) e cobrança após cancelamento (38 mil).
Com informações: Anatel.