A Apple está entrando no mercado de alto-falantes inteligentes com o HomePod, oferecendo som em 360 graus e trazendo a Siri embutida. Ele está em pré-venda, mas tem uma série de limitações.
Primeiro de tudo, não será possível usar o HomePod como um alto-falante Bluetooth. Ele requer o protocolo proprietário AirPlay e também um “iPhone, iPad, iPod Touch, Apple TV ou Mac”, explica a empresa. Alguns smartphones da HTC são compatíveis com AirPlay, mas não são listados.
Além disso, para configurar o HomePod, você precisa de um dispositivo com iOS 11 — seja um iPad, iPhone ou iPod Touch. Ou seja, quem tem apenas um Mac não poderá usá-lo.
Ele é compatível com o Apple Music, iTunes, iTunes Match, Beats 1 Live Radio, além de podcasts. Você poderá transmitir qualquer áudio de dispositivos iOS ou Macs, mas não poderá usar a Siri para interagir com apps de terceiros, como o Spotify.
Por fim, não será possível reproduzir o mesmo áudio em diferentes HomePods espalhados pela casa — pelo menos não no lançamento. Esse recurso virá depois, através de uma atualização de software.
Apesar de todas essas limitações, a concorrência vem se mobilizando. Duas unidades do alto-falante Sonos One custam US$ 349 — mesmo preço que a Apple cobra por um HomePod. Eles permitem que você se conecte a qualquer fonte de música via Wi-Fi, têm assistente de voz Alexa integrada com suporte a Spotify, e possuem suporte a emparelhamento estéreo.
O HomePod está em pré-venda, e será lançado em 9 de fevereiro nos EUA, Reino Unido e Austrália. Ainda não há previsão de disponibilidade para o Brasil.
Com informações: Apple, Engadget.