Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do site Zoom Digital

Dentre os perigos que rondam smartphones e tablets, provavelmente os que mais assustam os usuários são as infecções por vírus e o roubo do aparelho. Para evitar que situações como essas aconteçam, basta o usuário tomar algumas medidas simples de proteção. Confira algumas delas:

1 – Crie Uma Senha de Acesso

Ter uma senha de acesso não serve apenas para manter amigos curiosos longe do seu smartphone, ela também pode proteger seus dados em caso de roubo. A maioria dos dispositivos permite combinações numéricas, alfanuméricas ou ainda códigos com sequência de movimentos.

Se alguém tentar acessar o dispositivo, precisará acertar a senha depois de poucas tentativas, caso contrário o aparelho será bloqueado.

2 – Seja Cuidadoso ao Baixar Aplicativos

image003

Ao baixar e instalar um aplicativo em seu dispositivo móvel, você permite que esse app tenha acesso aos dados do seu aparelho, imagine então o estrago que ele poderia causar se estivesse infectado por um vírus.

Baixe aplicativos apenas em lojas oficiais, como a Google Play Store; evite imitações de apps famosos ou pagos; leia a lista de permissões antes de fazer o download e veja se elas correspondem com a função do aplicativo.

3 – Phishing: Não Caia Nessa Furada

image005

O objetivo do phishing é enganar o usuário, atraindo-o a páginas ou downloads falsos, para depois roubar informações pessoais, como senhas, dados do cartão de crédito ou mesmo a agenda de contatos.

Para não ser “fisgado” fique longe de e-mails ou mensagens enviadas por remetentes desconhecidos; não clique em links de procedência duvidosa e lembre-se que bancos e órgãos do governo não pedem dados pessoais por e-mail, então jamais forneça essas informações.

4 – Instale um Bom Antivírus

image007

Confiar a segurança do seu aparelho a um antivírus desenvolvido para o sistema Android é a maneira mais garantida de proteger seus dispositivos móveis.

O Mobile Security da Bitdefender oferece, por exemplo, consultor de privacidade, que fornece informações detalhadas sobre as ações de cada aplicativo instalado; verificação sob demanda e na instalação de aplicativos, para garantir que eles sejam legítimos e seguros; e segurança na web, alertando páginas contendo malware, phishing ou conteúdo fraudulento.

Além disso, o software antivírus possui um módulo antirroubo, que fornece localização remota, bloqueio, limpeza e envio de mensagens para o dispositivo Android em caso de perda ou roubo. Além disso, ele tira uma foto de qualquer pessoa que tente mexer no aparelho e a envia para a Central Bitdefender.

5 – Bloqueio do Smartphone por IMEI

image009

Bloquear um celular através de seu IMEI (Mobile Equipment Identity ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel) também pode ser uma opção para inutilizar um aparelho roubado. O número do IMEI está escrito na caixa do aparelho e no espaço destinado à bateria, mas também pode ser obtido ao digitar *#06#. Em caso de roubo, o usuário deverá fazer um Boletim de Ocorrência e em seguida entrar em contato com a operadora, para que ela bloqueie o IMEI e o chip.

Para completar, seja sempre cuidadoso ao usar seus dispositivos em lugares públicos; um minuto de distração é tudo que uma pessoa mal-intencionada precisa para levar seu smartphone ou tablet!

Você conhece mais alguma dica de segurança para os usuários Android? Compartilhe nos comentários.

Imagens: Gizbot, Techno Bezz, Diário Digital, What Mobile, Online e Focado em TI.



About “Philipe Cardoso” Has 2042 Posts


23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast.
Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

Fonte