O macOS Sierra, nova versão do sistema operacional da Apple para desktops, já está disponível e traz novidades interessantes, como a inclusão da assistente de voz Siri no computador. Há ainda a área de transferência universal, que permite copiar arquivos e texto de um iPhone para o Mac, por exemplo, além de melhorias no iCloud. Saiba detalhes e como baixar.

Requisitos mínimos: saiba se o seu Mac é compatível com macOS Sierra

1. O que muda no macOS Sierra?

Visualmente, a mudança é apenas sutil. O Redesign pontual de algumas estruturas está presente nas barras e nas janelas, mas pouco mudou de forma verdadeiramente marcante. As novidades estão espalhadas pelo sistema, com funções, ferramentas e até mesmo segmentos que se tornam automatizados em seu MacBook ou Mac e que podem surpreender.

Mac OS X muda para macOS Sierra (Foto: Divulgação/Apple)

A principal diferença é a inclusão da assistente digital de voz Siri, conhecida por quem já usa nos dispositivos iOS iPad e iPhone. Com a Siri, os Macs prometem ficar mais ágeis, respondendo a comandos de voz de seus usuários e com possibilidades ainda mais expandidas – que vão muito além dos aparelhos de bolso da Apple.

Em vez de clicar no menu de configurações para ver quanto de espaço há em seu Mac, basta perguntar à Siri. A assistente também procura por arquivos, exibe feeds de redes sociais, lista tipos de arquivos específicos, exibe fuso horário e a temperatura do local escolhido, administra reuniões na agenda e reproduz músicas.

Visualmente, pouco muda no macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Visualmente, pouco muda no macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Outra novidade é a otimização do armazenamento. Quando o disco está cheio, o macOS Sierra abre espaço na nuvem envia seus arquivos automaticamente para lá, não apenas para economizar espaço, mas também para facilitar a busca por estes arquivos no futuro, já que tudo é catalogado pelo sistema, enquanto é enviado. A ideia é que nunca falte espaço no computador, mas o recurso, claro, é opcional e pago, com preços que variam entre US$ 10 e US$ 20.

Há também uma nova forma de iniciar sessão, sem ter que digitar a senha e apenas com o uso do Apple Watch, sistema de pagamento Apple Pay integrado, melhor organização de fotos, mensagens e o recursos PIP, que reproduz um vídeo pelo Safari no canto da tela, sem interromper o resto do seu trabalho.

Inclusão da Siri é uma das novidades do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Inclusão da Siri é uma das novidades do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

2. Mudança de nome

A mudança de nome é outra modificação sutil que ocorre no sistema atual. Anteriormente chamado de Mac OS X, agora ele é conhecido apenas como macOS, com o nome da versão vindo logo em seguida – neste caso, macOS Sierra.

3. Meu Mac é compatível?

Para saber se o seu Mac é compatível, é necessário seguir dois passos: o primeiro é seguir os requisitos mínimos para instalação, que são OS X anterior na versão 10.7.5 ou superior, 2GB de memória RAM e 8.8 GB de espaço disponível no HD, além de uma ID da Apple válida e registrada para login da atualização. Em seguida, basta saber se sua máquina está na lista logo abaixo, checando a data de fabricação no ícone da maçã e, em seguida, “Sobre este Mac”.

Saiba se o seu computador é compatível com o macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Saiba se o seu computador é compatível com o macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

4. Computador compatíveis

O macOS Sierra é compatível com máquinas lançadas desde 2009, mas nem todas. Ele só pode ser instalado em MacBook (a partir de 2009 ou mais recente), MacBook Pro (a partir de 2010 ou mais recente), MacBook Air (a partir de 2010 ou mais recente), Mac mini (a partir de 2010 ou mais recente), iMac (a partir de 2009 ou mais recente) e Mac Pro (a partir de 2010 ou mais recente).

Siri foi introduzida no novo MacOS Sierra durante o WWDC 2016 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Siri foi introduzida no novo MacOS Sierra durante o WWDC 2016 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Com tudo isso pronto e com as datas checadas, é sempre bom também realizar o backup de seus arquivos mais importantes, salvando-os em serviços de nuvem, como iCloud, Dropbox ou Google Drive, ou até mesmo em pendrives, disco rídigos externos e similares. O processo de atualização é simples e pode ser feito por qualquer usuário que já conheça o seu Mac minimamento.

5. Como baixar e instalar

Para baixar e instalar o macOS Sierra, abra a App Store no MacBook e procure pela atualização, digitando seu nome no campo de busca. Ela também estará destacada na capa da loja online do computador por algum tempo após seu lançamento, então é possível encontrá-la mesmo antes de buscar.

Processo de instalação do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Processo de instalação do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Em seguida clique em “Continuar” para iniciar a instalação.

Processo de instalação do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Processo de instalação do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Aceite os termos de uso e escolha o local onde o macOS Sierra será instalado.

Processo de instalação do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Processo de instalação do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Digite seu usuário e senha (Apple ID) do sistema por medida de segurança e, ao final, clique em continuar. A instalação será iniciada e o tempo previsto será exibido.

Processo de instalação do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Processo de instalação do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

A instalação não é uma nova versão do zero, por isso ela será inserida por cima da versão anterior e já existente no seu Mac. Contudo, é possível realizar uma instalação limpa, se desejar, caso o computador esteja um pouco lento, mas o processo é um pouco mais complicado e demorado.

A partir daí é só usar e notar as diferenças e novidades. O macOS Sierra promete renovar mais uma vez o sistema da Apple nos computadores dos usuários, com inclusões como Siri, novo login e Apple Pay, integrando ainda mais todos os aparelhos da marca, incluindo Apple Watchs, iPhones e iPads.

Como baixar o macOS Sierra e o iOS 10? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo. 

 

Fonte