Cada vez mais, o Facebook mostra que quer transformar o Messenger em uma plataforma. Agora, como apurado pelo TechCrunch, começaram a aparecer evidências de que o serviço oferecerá às empresas atendimento para o consumidor por chat, o que deve melhorar a prestação de serviços na rede social.

Não é uma jogada muito difícil, já que, na conferência para desenvolvedores F8, o Facebook anunciou parcerias com empresas de marketing, que entregarão um melhor serviço ao consumidor. No mesmo evento, eles também anunciaram o Facebook Messenger como plataforma, suportando canais de comunicação com empresas.

facebook-messenger-structured-response

O território, então, está praticamente livre para o Facebok fortalecer esse serviço de atendimento no Messenger. Segundo o TechCrunch, o Facebook está trabalhando com desenvolvedores B2B, sigla em inglês para business to business, em que empresas fazem comércio com outras empresas.

Dessa forma, companhias interessadas poderão contratar desenvolvedores para desenvolver robôs de conversa, assim elas se precisam preocupar apenas em prestar um serviço decente. As respostas, segundo o veículo, seriam dadas na forma de “mensagens estruturadas”, como você pode ver ao lado. Informações incluem um título, imagem, descrição, link e um botão CTA (call-to-action), como “Fazer Reserva”.

Informações mais ricas como essa já foram vistas em parcerias do Facebook com empresas como o Uber e a companhia aérea alemã KLM, Com esta última, como podemos observar no vídeo acima, o cliente recebia informações do voo pelo Messenger, como confirmação de reserva, lembretes de check-in, cartão de embarque e até avisos de atraso, caso haja algum. O canal também serve como atendimento.

Imagina-se que outras empresas vão conseguir fazer algo parecido. Com essa abordagem, os consumidores podem se sentir mais estimulados a conversar com a empresa, fugindo dos métodos de contato tradicionais como ligação ou usando e-mail. Como no caso da KLM, as companhias podem até implementar um plugin do Messenger no site para contato.

Com a vasta gama de dispositivos suportada pelo Messenger, o contato com as empresas deve ficar mais fácil. Caso a dúvida seja muito complicada para um robô, o assistente pode até colocar o usuário em contato com um representativo da empresa.

Business on Messenger

Atendimento ao cliente com informações ricas no Facebook Messenger.

Ainda não há indícios de como a rede social pode lucrar com isso, mas não deve ser difícil. Como lembra o TechCrunch, o Facebook não cobra os desenvolvedores por mensagem ou pela operação na plataforma. Ainda assim, a rede social pode lucrar com os bots e ao oferecer atendimento on-line ao cliente.

Outra opção é colocar anúncios dentro do Messenger ― bem provável, segundo o veículo. Não é como se tivesse uma propaganda no meio de suas mensagens, mas eles poderiam sugerir o contato com empresas quando você começa a olhar a lista de pessoas e grupos com quem você conversa.

Anunciada nesta quinta-feira (7), outra novidade no Messenger pode indicar que o Facebook está realmente levando a sério essa conexão com empresas. Batizado de Messenger Link ou Code, o recurso permite que páginas divulguem seu nome de usuário ou código (como no Snapchat) para facilitar o contato dos usuários.

Microsoft Bot Framework, que permite a desenvolvedores criar chats inteligentes para pedir pizza, por exemplo.

Microsoft Bot Framework, que permite a desenvolvedores criar chats inteligentes para pedir pizza, por exemplo.

Todo esse plano do Facebook é muito parecido com o que a Microsoft apresentou na última Build, sua conferência para desenvolvedores. No caso da gigante de Redmond, os desenvolvedores podem usar a infraestrutura de inteligência artificial da empresa e criar uma solução para pedir pizza, por exemplo.

Na conferência, essa foi a utilidade demonstrada, usando a API da Domino’s. A empresa também oferece ferramentas para os desenvolvedores fazerem o robô entender melhor a linguagem digital, adicionando sinônimos aos comandos, para o bot não ser facilmente confundido.

No caso do Facebook, a arquitetura pode funcionar um pouco diferente, mas não tem como prever. Fazendo uso do Messenger como plataforma, a rede social já usou o serviço até para entregar notícias, em parceria com um jornal alemão. Quais são os planos definitivos da rede social para o Messenger agora? Mais detalhes devem surgir na conferência para desenvolvedores F8, que acontece entre os dias 12 e 13 de abril.

Com informações: MacRumors.

Fonte