A Adobe vem desenvolvendo uma nova forma de entregar anúncios do mercado para os consumidores, e ela pode ser melhor para todos os envolvidos.

Com o que eles estão chamando de Device Co-Op, um sistema em nuvem que conecta todos os dispositivos de uma pessoa, a Adobe está fazendo com que os anúncios apareçam levando em conta o usuário que está usando o dispositivo e não o dispositivo em si. A ideia por trás disso é a seguinte: através desse serviço, as empresas podem ver qual dispositivo você está usando, assim você não receberá várias vezes o mesmo anúncio em dispositivos diferentes.

A Adobe acredita que os métodos atuais de medição sobre o alcance dos usuários está falhando, pois ele não mede a quantidade de pessoas que veem ou interagem com os anúncios. Ele só mede view, cliques e dispositivos que fazem isso. Então, ao invés de usar cookies e sessões de navegador, o que no modelo tradicional contaria para as métricas, a ideia é alcançar diretamente as pessoas.

O serviço funciona da seguinte maneira: suponha que você entre num site de viagens que faz parte do Co-op no seu celular. Então você olha o  preço para aluguel de carros no mesmo site usando seu tablet. Isso contaria como uma pessoa, ao invés de duas visitas diferentes. Além disso, você também deixaria de ver o mesmo anúncio no tablet que você tinha fechado no celular.

Além disso, esse conceito permite métodos mais espertos de anúncios. Como a Adobe vai saber que as duas sessões foram abertas por você, ela pararia de sugerir anúncios de sites de viagens e poderia sugerir coisas como  hotéis, aluguel de carros, ou pacotes de viagens, por exemplo.

Os membros da Co-op darão acesso a Adobe a dados criptografados por hash do ID de login e do cabeçalho HTTP a fim de proteger a identidade dos usuários. A empresa processará os dados para criar clusters de dispositivos, que serão responsáveis por identificar quais dispositivos pertencem a você. Assim, ao entrar num site por aparelhos diferentes, ele saberá que todos serão seus.

O benefício disso tudo é bem claro: menos anúncios. Para as marcas, isso vai fornecer uma alternativa a empresas como o Google e o Facebook. Já a Adobe diz que é capaz de linkar, potencialmente, 1.2 bilhões de dispositivos com o Co-op.

Essa é uma saída interessante para tentar inovar o mercado de anúncios que já parece estar saturado com a mesma fórmula de usar mineração de dados e com isso, bombardear o usuário com diversos anúncios irritantes sobre a mesma coisa.



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