O LibreOffice é um pacote de programas para uso profissional ou pessoal. O serviço traz opções para criar e editar textos, tabelas, apresentações, desenhos, fórmulas matemáticas e até organizar um banco de dados.
Como salvar e exportar PDF no LibreOffice
As ferramentas lembram as funcionalidades do Microsoft Office, só que em uma versão gratuita, com interface unitária e simples. Quer saber como instalar e usar o LibreOffice no PC? Confira as dicas a seguir. O recurso é útil para quem não deseja pagar para ter uma suíte de aplicativos.
Instalar
Passo 1. Após baixar o arquivo de instalação do LibreOffice, clique no botão de “Próximo” e depois marque a opção de instalação “Típica” do pacote de programas. Conclua novamente em “Próximo”;
Passo 2. Depois selecione a caixa de texto ao lado de “Criar um atalho de inicialização” e confirme em “Instalar”. Agora basta aguardar o processo de instalação ser concluído.
Como usar: conhecendo o LibreOffice
Ao abrir o LibreOffice, as funções ficarão listadas na mesma interface, em um menu na lateral esquerda. No topo, é possível abrir arquivos, ver documentos recentes ou conferir modelos para projetos. Logo abaixo estão os programas, para as funções de texto, planilha, apresentação, desenho, fórmula e banco de dados.
Documento do Writer
Para começar, o editor de textos oferece ferramentas completas para criar e alterar. Na parte de cima, os usuários encontram todos os itens. As ferramentas ficam na primeira linha e as edições do texto na segunda listagem. Basta escrever o texto e formatar como preferir. Para salvar, é possível escolher formatos do Microsoft Office, como TXT, o tradicional do Libre office, ODF, e outros.
Planilha
Com visual que lembra o Excel, o recurso de Planilhas do Libre Office contém os ícones de ferramentas na barra do topo. É possível formatar, salvar, localizar termos, escolher fonte e tamanho. Na hora de salvar, há vários formatos disponíveis, inclusive do pacote Microsoft Office.
Apresentações
O recurso de “Apresentação” é o correspondente simples do PowerPoint. Na interface, o usuário pode exibir apresentações em slides. As ferramentas de localização, impressão e salvar o documento ficam no menu de cima. Na base, estão os itens para edições, como adicionar formatos, cores e gráficos. Já na lateral direita estão modelos de apresentações, enquanto, na esquerda, ficam listados os slides já montados.
Desenhos
Para montar desenhos geométricos ou demais ilustrações, a ferramenta do LibreOffice oferece propriedades para edições completas. No topo estão ferramentas para salvar, imprimir, cortar, adicionar imagens ou textos. Na lateral esquerda são oferecidos formatos, cores e modelos para a criação dos desenhos. Na direita, são listadas propriedades das edições, para adicionar transparências, caracteres, estilos ou ajustar tamanhos.
Fórmula do Math
Está precisando de uma ferramenta prática para gerar fórmulas? Uma boa solução está no LibreOffice. É possível personalizar o estilo entre funções, operadores binários e adicionar elementos como parênteses. O resultado é exibido na direita da tela. Na barra de ferramentas do topo o usuário pode salvar, exportar como PDF, cortar, colar, dar zoom e até acessar um catálogo de símbolos.
Banco de dados
O assistente do Libre Office permite criar um novo banco de dados para se conectar às informações de um servidor. É possível abrir um arquivo já existente ou criar um novo banco. O resultado é salvo no formato ODF e permite adicionar tabelas, consultar, formulários e relatórios, para manter tudo organizado.
Como resolver lentidão no LibreOffice? Comente no Fórum do TechTudo.