O Twitter apresentou nesta terça-feira (17) o Moments, seção da rede social que permite “encontrar histórias com mais felicidade”. O que isso significa? Basicamente, que você não precisa mais ficar rolando pela timeline ou buscar termos específicos para achar conteúdo útil. O Brasil é o segundo país a receber a novidade, depois dos Estados Unidos.
O próprio Twitter faz a curadoria. A rede social contratou várias pessoas com formação em jornalismo que diariamente selecionam os melhores tweets para organizar narrativas. Um exemplo: você já deve ter visto em algum lugar que a Adele lançou When We Were Young, mais um single de 25, próximo álbum da cantora. Esse assunto em destaque tem um Moments próprio:
Adele divulga novo single de ’25’
Observe que não é só a incrível performance ao vivo que importa para o Twitter: a curadoria de tweets também considerou estatísticas como a previsão de 2,5 milhões de vendas do álbum nos Estados Unidos durante a primeira semana de lançamento. As informações do recorde das 2 milhões de vendas do single Hello e a publicidade da cantora nos trens ao redor do planeta também foram incluídas.
Para usar o recurso, basta clicar no ícone de raio incorporado à barra de opções. Assim, você terá acesso a vários “conteúdos” compostos de um título, descrição e os tweets relacionados. No smartphone, é possível deslizar para o lado e ver vários Moments seguidos ou clicar duas vezes para curtir o tweet. De forma parecida com as Stories do Snapchat, há uma barra de progresso para indicar quando conteúdo ainda falta.
Além dos jornalistas que curam os tweets, há alguns veículos que são parceiros do Twitter e ganham destaque nessa exibição de conteúdo. São estes: BuzzFeed, EGO, Esporte Interativo, Estadão, Fantástico, G1, GloboEsporte.com, Gshow, Band, Multishow, Rede Globo e Veja.
Como aponta o B9, para escolher os assuntos do momento (sacou?), o Twitter realizou algumas pesquisas de público no Brasil para descobrir os perfis dos usuários. Assim, a rede social dividiu a seção em notícias, entretenimento, esportes e diversão, que terão em média 50 conteúdos, incluindo os mais variados tipos de tweets.
Depois da divisão, é necessário escolher quais tweets entram nesses “conteúdos”. Em um post no blog oficial, o Twitter explica como os Moments são feitos e esclarece que tweets danosos não serão escolhidos, como os que incentivem práticas ilegais ou explorem menores.
A rede social também estabelece alguns princípios de seleção dos tweets. Quando um assunto é polêmico ou gera debates de interesse público, o Twitter afirma refletir todos os lados da questão, sem deixar as opiniões dos curadores interferirem na seleção. Serão evitados palavrões, violência e nudez, a menos que sejam absolutamente necessários para retratar a história com precisão.
O guia de estilo dos Moments reforça que o recurso deve representar uma história na visão de várias pessoas. Eles devem oferecer um ângulo único do Twitter e destacar pessoas, vozes e perspectivas, segundo a rede social. Há a preferência de Moments com imagens ou vídeos, uma vez que esse tipo de conteúdo é mais propenso a ser compartilhado.
Apesar de reforçar que a curadoria do Moments não é responsável por vender publicidade, o Twitter divulgou que vai incluir anúncios na seção, pelos chamados Promoted Moments. Coca-Cola, Nissan, TIM e Johnnie Walker já contataram o Twitter para patrocinar um Moment.
Particularmente, acredito que os Moments são uma maneira bem mais interessante e intuitiva de retratar o que acontece no site. Muitos usuários comuns acham o Twitter confuso demais e esse é um dos principais motivos pelo qual a rede social está precisando de salvação.
Pelo visto, o Twitter soube aproveitar o que a rede social tem de melhor: a cobertura de assuntos que estão em destaque no momento, seja um jogo de futebol, um programa de culinária ou acontecimentos mais factuais, como protestos, desastres naturais como o de Mariana (MG) ou de ataques terrorista, como o de Paris, por exemplo. O principal meio de acompanhar esses eventos, para muita gente, foi o Twitter.
Com esse novo recurso e uma equipe dedicada à curadoria de tweets, acredito que deverá ser muito mais fácil descobrir o que está acontecendo e ir atrás de conteúdo para consumir, em vez de esperar que as pessoas que você segue o compartilhem na sua timeline.
Aliás, não espere que o Moments chegue em algum cliente do Twitter: a rede social afirmou que não tem previsão de liberar uma API para apps de terceiros suportarem o recurso. Você precisará baixar o app oficial, portanto.
Para usar o Moments, aguarde até que o pássaro mágico dos novos recursos bata na sua porta (o que não deve demorar muito). Quase todo mundo consegue usar o Moments na web, mas a seção ainda está aparecendo aos poucos para usuários de Android e iOS.