A PowerColor apresentou a primeira placa de vídeo doméstica com 16 GB de RAM. Batizada de Devil 13 Dual Core, a placa é uma versão da R9 390, da AMD, que além de muita memória, usa um sistema de dois processadores gráficos no mesmo PCB.
Pequena gigante: lista reúne as melhores placas de vídeo mini ITX do Brasil
Além de superar os 12 GB de memória da Titan X, a placa conta com dois processadores gráficos R9 390, com núcleos Hawaii. Essas GPUs contam, cada uma, com um total de 2.560 processadores stream, 164 unidades de textura, 64 pipelines e uma interface de amplos 512 bits. Cada uma das GPUs têm clock em 1.000 MHz.
As memórias são divididas em dois bancos com 8 GB, cada um deles dedicado a um processador. Os módulos de RAM são GDDR5 e usam frequência base de 5.400 MHz.
Dúvidas para montar um PC gamer? Dê uma olhada no Fórum do TechTudo!
A força bruta da placa tem um custo: ao aplicar dois processadores R9 390 numa mesma placa, a PowerColor criou um equipamento que requer, no mínimo, uma fonte de 1.000 watts de potência para funcionar, já que, só para a placa, são necessários 600 watts de alimentação. Outro sintoma do poderio da Devil 13 são suas dimensões. Enorme, ela toma o espaço de três slots no interior do gabinete.
A PowerColor ainda não divulgou os preços da placa, e nem mesmo sua disponibilidade no mercado. Contudo, os preços devem ser altos, seguindo a tendência de um dispositivo que tem tudo em dobro.
Via Tom’s Hardware