Começou, nesta quinta-feira (28), a edição 2015 da conferência Google I/O. O evento é voltado para desenvolvedores, mas também serve de palco para anúncios importantes. Desta vez não é diferente: como esperado, uma das primeiras novidades apresentadas é o Android M. Eis as principais características da plataforma.
Controle de permissões
Talvez este seja o atributo mais importante da nova versão. O Android M incorporará, por padrão, um sistema de controle de permissões até certo ponto similar ao que é encontrado no iOS.
Com esse modo, o aplicativo solicitará ao sistema operacional acesso a determinados recursos – como a câmera frontal ou a lista de contatos – no momento que precisar usá-los. Quando isso acontecer, o Android exibirá uma caixa para que o usuário permita ou não o uso da função solicitada. Você poderá alterar as permissões dadas a qualquer momento.
No modo tradicional, é necessário autorizar tudo de uma vez durante a instalação ou atualização do aplicativo. Agora, você conseguirá dar acesso ao microfone, mas não à câmera traseira, por exemplo.
Trata-se de um controle há muito tempo esperado. Além de ser um reforço para a segurança e a privacidade, a gestão de permissões pode ajudar o usuário a gerenciar melhor o consumo de recursos do aparelho.
Chrome Custom Tabs
O Android M promete aumentar a integração do Chrome à aplicativos de terceiros. Assim, ficará mais fácil abrir um link a partir do app de uma rede social, por exemplo. O usuário poderá acessar o endereço, sem, no entanto, sair do primeiro serviço.
Gestão da bateria
A (baixa) autonomia das baterias continua sendo uma das principais limitações dos dispositivos móveis, razão pela qual o Android M virá com uma função de controle de atividades que promete facilitar a economia de energia. Ativando os sensores, o sistema será capaz de detectar, por exemplo, que o dispositivo está parado sobre uma mesa e, assim, fazê-lo consumir o mínimo possível de recursos.
Texto em desenvolvimento. Este post será atualizado.