Sexta-feira (28) é o dia perfeito para você aproveitar as promoções e descontos mirabolantes que acontecem na Black Friday, mas é bom você ficar atento para não cair no conto do vigário

Por Rafael Godoy de Almeida Pires em 27/11/2014

Finalmente, o dia mais esperado do ano para quem gosta de economizar na hora das compras de fim de ano chegou e, com isso, milhares de pessoas estão prontas para gastar grana ao aproveitar as inúmeras promoções que a Black Friday traz, certo? Bom, mais ou menos.

Acontece que, desde sua chegada em terras tupiniquins (desde 2010), muita gente tem reclamado em todos os cantos do país, dizendo que os descontos são ilusórios, que muitos sites inclusos na promoção são fraudulentos, entre outras acusações.

Black Friday ou Black Fraude?

Desde o seu início no país do futebol, a Black Friday tem movimentado muita grana — saltando de R$ 3 milhões em 2010 para R$ 424 milhões em 2013 — praticamente o dobro do que foi registrado em 2012, quando a fortuna atingiu 117% a mais de lucros do que tinha sido em 2011.

27200948552075

É óbvio que, com esse crescimento absurdo de vendas, muitos “espertalhões” de plantão aproveitaram para dar golpes em mercadorias, “maquiar” os preços etc., fazendo com que amegaliquidação ficasse marcada pela frase “dia em que os produtos custam a metade do dobro”, infelizmente. Além disso, muita gente reclamou sobre algumas falhas técnicas encontradas em alguns sites participamtes.

Com a palavra, Diego Campos, diretor de operações do site Reclame Aqui: “Muita gente também se queixou de produtos que se esgotaram nos primeiros minutos da sexta-feira, mostrando que o produto em oferta era apenas um chamariz para os sites. Nas últimas duas edições, boa parte das pessoas que tentaram se frustraram, e isso se reflete no alto índice de desconfiança das pessoas em relação à Black Friday hoje em dia”.

Contornando a situação

Com todos esses problemas e reclamações em mente, a galera do Procon-SP resolveu atualizar sua lista de lojas online que os consumidores devem evitar nesse dia. Ficou interessado? Cliqueaqui e confira a lista completa (link do site da Info), pois são mais de 450 sites listados.

Outra solução para evitar maiores riscos veio com o selo Black Friday Legal (lançado em 2013), em que ele busca mostrar que a loja realmente abaixou o valor do produto oferecido na promoção. Os sites que desejarem obter o selo devem passar por uma inspeção da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, que verifica possíveis irregularidades na empresa.

27201019674076

Além disso, desde o ano passado um Código de Ética foi implementado na brincadeira, fazendo com que os sites participantes se comprometessem a anunciar descontos realmente válidos durante o dia do evento, com direito a punições severas para as lojas que não estiverem de acordo com as regras.

Como aproveitar as promoções

Atualmente, existem alguns serviços online e apps para Android que ajudam bastante na hora de acompanhar as melhores promoções dessa data e não cair no conto do vigário. Portanto, se você estiver disposto a gastar parte de seu dinheiro com a Black Friday, é bom se atentar as seguintes ferramentas:

Baixou Agora para Google Chrome

Extensão para quem usa o Google Chrome, o navegador mais usado do Brasil. Essa extensão funciona automaticamente, permitindo a você saber se um desconto é realmente válido, pois ela exibe o histórico de preços de determinado produto.