Nesta sexta-feira, 28, a internet será novamente transformada em campo para uma batalha de vendas chamada Black Friday. Batalha porque, além circular entre lojas que atiram para todo lado, o internauta ainda precisa desviar de ofertas que possam causar ferimentos no seu bolso.

Mas não é preciso se preocupar. Há muitas formas de se proteger e, por sorte, o Olhar Digital conhece as melhores táticas de sobrevivência. Confira:

  1. A primeira regra para quem quer chegar ao fim do dia com o cartão de crédito ileso édesconfiar. Desconfie de preços muito baixos, desconfie de condições jamais vistas. Mesmo nas grandes lojas é possível encontrar pegadinhas como aumento do valor do frete e do prazo de entrega.

  2. Informe-se. Além do já bem conhecido Reclame Aqui, que informa a reputação de muitas empresas (virtuais ou físicas), você também pode consultar esta lista do Proconcom mais de 400 sites a serem evitados. Enfim, desconfie.

  3. Pesquise à exaustão. Neste ano há uma série de plataformas que permitem descobrir se o desconto oferecido pelas empresas é real, porque elas acompanham a oscilação dos valores dos produtos. Conheça as principais neste link.

  4. Encontrou o produto que queria? Continue procurando. Pelo menos no caso de itens populares, só feche uma compra depois de consultar ao menos três lojas diferentes.

  5. Evite ofertas que chegam por e-mail, justamente porque grandes redes e lojas confiáveis usam esse método para alcançar os clientes. Os criminosos já sabem que Submarino, Extra, Saraiva, Americanas etc. têm marcas confiáveis junto ao consumidor, então provavelmente explorarão isso para aplicar golpes. O que começa no e-mail marketing falso e termina em páginas idênticas às originais que coletam dados como números de cartão de crédito, endereço, telefone.

  6. Pesquisou bastante, consultou a reputação do site e tem certeza de que é ali que está a melhor oferta? Chegou a hora de printar. Tire capturas de tela de cada passo da compra para reunir provas caso precise confrontar a loja posteriormente. Se a empresa errou o preço e acabou disponibilizando um produto por um valor mais vantajoso do que previa, o print também impede que ela conteste sua compra: não existe erro crasso na Black Friday, como o consumidor está em busca de ofertas incríveis, qualquer desconto tem de ser garantido. Faça capturas da tela toda, e não apenas do site, pois isso transmite a veracidade da imagem.:

FONTE(S)