Ao adquirir uma câmera manual, é preciso conhecer cada configuração e os significados das siglas para preparar a câmera conforme o ambiente.
Para entender uma câmera fotografia é simples, basta associar seu funcionamento ao de um olho humano, onde é possível relacionar a retina do olho ao sensor da câmera, a íris com o diafragma, etc.Para explorar melhor a câmera e obter melhore resultados, aprenda abaixo o que significa e qual a importância da Abertura do diafragma.
O diafragma é a pupila da câmera, é quem controla a profundidade de campo e também essa quantidade de luz que vai passar pelo obturador, ou seja, não são a mesma coisa.
O diafragma é que escolhe se vai deixar passar mais ou menos luz para o obturador e o sensor. O símbolo de identificação é o f, ex: f/1.8, f/2.0, f/5.6, f/22, etc.
Menor o número, maior a abertura. Então em f/1.2 esta quase todo aberto e em f/22 o diafragma esta quase fechado.Com o diafragma mais fechado, menos luz entra e a foto fica mais escura
A luminosidade da foto é influenciada diretamente pela abertura do diafragma
Agora a mesma foto com o diafragma mais aberto, com mais entrada da luz e a foto mais clara
A capacidade de escolha dos números, depende das lentes, por isso nem todas as câmeras conseguem alcançar todos os valores.
A abertura do diafragma está relacionada também a profundidade de campo, quanto mais aberta a lente, menor a profundidade. Essa profundidade é aquela que você quando tira uma foto deixa as pessoas em primeiro plano nítidas e deixa o fundo desfocado, nesse caso menor a profundidade de campo, menor o foco.
Na foto acima o fundo está desfocado porque o diafragma está todo aberto.