Nas próximas semanas, teremos números que indicarão com alguma clareza como o coronavírus (Covid-19) afetou o desempenho de diversas companhias no primeiro trimestre de 2020. Duas delas já indicam, porém, que registrarão aumento nos lucros no período, mesmo com a pandemia em curso: Samsung e LG.

As duas empresas só devem disponibilizar seus relatórios financeiros completos referentes aos três primeiros meses do ano no final de abril, mas, em prévias liberadas nesta terça-feira (7), ambas sinalizam para o mercado que os seus lucros operacionais serão superiores aos registrados no mesmo período de 2019.

Comecemos pela Samsung. A companhia destaca que deve registrar algo entre 54 e 56 trilhões de wons (de US$ 44,68 bilhões a US$ 46,34 bilhões) em vendas no primeiro trimestre de 2020. Já os lucros operacionais devem variar entre 6,3 e 6,5 trilhões de wons (de US$ 5,21 bilhões a US$ 5,38 bilhões).

No mesmo período do ano passado, a Samsung registrou 52,39 trilhões de wons (US$ 43,35 bilhões) em vendas e lucro de US$ 6,23 trilhões de wons (US$ 5,16 bilhões).

Repare que as diferenças não são grandes na comparação ano a ano, mas, considerando as atuais circunstâncias, o desempenho da Samsung no primeiro trimestre de 2020 terá sido invejável se as previsões se confirmarem.

No caso da LG, as vendas para os três primeiros meses do ano estão estimadas em 14,7 trilhões de wons (US$ 12,16 bilhões) contra os 14,92 trilhões de wons (US$ 12,35 bilhões) registrados no mesmo período do ano passado.

LG G8X ThinQ - Review

Apesar da queda na receita, a LG prevê lucro maior na comparação ano a ano: 1,1 trilhão de wons (US$ 910 milhões) contra os 900,6 bilhões de wons (US$ 745 milhões) registrados no primeiro trimestre de 2019, um aumento de aproximadamente 20%.

Essas são previsões que, se confirmadas, indicarão que Samsung e LG tiveram performance muito melhor que a da Apple, por exemplo, que já sinalizou para queda de receita e, provavelmente, de lucro no primeiro trimestre de 2020.

Sem os relatórios financeiros completos, não dá para saber o que explica desempenhos tão positivos (dadas as circunstâncias), mas é possível que o fato de Samsung e LG trabalharem com uma ampla variedade de produtos tenha amenizado o impacto da pandemia sobre as vendas de ambas. A Samsung, por exemplo, deve ter parte expressiva da sua receita atribuída ao aumento da demanda na sua divisão de chips de memória.

Com informações: Neowin.

Fonte