Reforçando o seu envolvimento com inteligência artificial, a Microsoft anunciou nesta segunda-feira (22) a compra da startup Genee, especializada em agendamentos inteligentes. Os fundadores vão entrar para a equipe da Microsoft e ajudar a incorporar o recurso de agendar reuniões automaticamente ao Office 365.
Criada em 2014, a startup já recebeu US$ 1,4 milhão em investimentos, segundo o TechCrunch. A tecnologia criada pela Genee usa inteligência artificial para analisar a agenda do usuário e achar o melhor horário para marcar uma reunião. Esse recurso é bastante útil, principalmente quando existem muitas pessoas envolvidas com o evento (e com a agenda lotada). Veja o funcionamento no vídeo:
Um dos principais métodos que a Genee usa é o processamento de linguagem natural, que “lê” os e-mails em que ele é mencionado (por cópia em cc) e identifica quando as pessoas estão marcando uma reunião. Quando o serviço acha o melhor horário, pode até enviar um convite no seu nome.
Mais recentemente, a Genee construiu um bot de chat para o Skype, novidade que a Microsoft anunciou no último evento para desenvolvedores. No post que anuncia a venda da empresa, os co-fundadores afirmam que a Microsoft é a empresa mais bem preparada em questões de inteligência artificial — o que é uma boa combinação para a empresa.
Já que o aplicativo vai se juntar à Microsoft, o Genee como os usuários conhecem vai deixar de existir depois de 1º de setembro. Provavelmente, teremos funções relacionadas ao app em alguma das próximas atualizações do Outlook.